Na manhã desta quinta-feira (24), a Nasa anunciou que um asteroide estava passando “perto” do planeta Terra. O corpo celestes se encontrava a uma distancia de 22 mil km da superfície terrestre.
Vale ressaltar que o astro não estava em trajetória de impacto. “Se estivesse, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo”, afirmou a agência norte-americana.
Segundo a Nasa, a hora em que o asteroide passou mais perto da Terra foi às 8h12 da manhã desta quinta-feira (horário de Brasília), na direção da região sudeste do Oceano Pacífico
O nome oficial do asteroide ´é 2020 SW e tendo como base o brilho do astro, os cientistas acreditam que ele tenha entre 5 e 10 metros de largura e o tamanho próximo de um pequeno ônibus escolar.
Segundo o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês), da Nasa, Paul Chodas, é possível que existam mais de 100 milhões de asteroides parecidos com esse.
Várias vezes ao ano, alguns astros chegam próximo ao planeta Terra, mas a média com que esses entram na superfície é de uma a duas vezes anualmente.
“As capacidades de detecção das pesquisas de asteroides da Nasa estão melhorando continuamente. Agora devemos esperar encontrar asteroides desse tamanho alguns dias antes que eles se aproximem de nosso planeta”, afirmou Chodas.
Agora, o corpo celeste seguirá sua jornada em volta do Sol e não voltará às proximidades da Terra até o ano de 2041, quando sua passagem será ainda mais distante.
* Com informações do Portal R7