A Fragata Rademaker, navio com espaço para pouso de helicópteros da Marinha do Brasil, estará aportada no próximo fim de semana no Porto de Vitória e estará à disposição de visitantes durante as tarde de sábado (12) e domingo (13). A visitação é gratuita.
A embarcação saiu da base naval do Rio de Janeiro no início da semana para, em alto-mar, apoiar a formação dos novos pilotos de helicóptero da turma de 2015 da Marinha do Brasil. Na segunda-feira (14), a fragata volta às atividades em mar aberto para retornar ao Rio de Janeiro no dia 16 de dezembro.
Fragata Rademaker
A embarcação é um dos quatro navios da classe fragatas Type 22 adquiridas da Marinha Real Britânica. No Brasil, foi batizada em homenagem ao almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, que participou ativamente de Operações Navais durante a 2ª Guerra Mundial, foi ministro da Marinha e integrou a junta militar que presidiu o país em 1969, além de ter sido vice-presidente durante o governo Médici.
Construído pelo estaleiro inglês Yarrow Shipbuilders Ltd., o navio foi lançado ao mar em 18 de maio de 1977. Serviu a Marinha inglesa de 1980 a 1996, quando foi incorporado à Marinha brasileira. Em 2013, passou por um processo de manutenção geral e revitalização.
Serviço
O que? Visitação à Fragata Rademaker, da Marinha do Brasil
Quando? Sábado (12) e Domingo (13), das 14 às 18 horas
Onde? Porto de Vitória
Quanto? Entrada gratuita