O nível do Rio Doce em Linhares, no Norte do Espírito Santo, continua caindo. Nas últimas 24 horas já foram 0,59 centímetros a menos no volume de água. Mesmo assim, famílias atingidas continuam abrigadas em ginásio do município.
Na manhã dessa terça-feira (10), por volta das 8h, segundo o boletim da CPRM – Serviço Geológico do Brasil -, o rio estava com 3,58 metros. Nessa segunda (9), no mesmo horário, o nível era de 4,17.
Mesmo assim, o rio continua acima da cota de inundação, que é de 3,45. De acordo com a CPRM, a tendência é a de que o nível continue caindo nas próximas horas e fique abaixo da cota máxima ainda nesta terça.
Mesmo com o nível mais baixo, a água continua em parte do bairro Olaria, onde a situação é crítica em casos de cheia do Rio Doce. Moradores só devem retornar às casas, que ficaram alagadas, quando o nível ficar abaixo da cota de inundação.
Por causa da enchente, 19 famílias, somando 59 pessoas, tiveram de deixar o local onde moram. Dos atingidos, 44 foram encaminhados para o ginásio do bairro Conceição, em Linhares, onde recebem alimentação e têm o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura de Linhares. Outras 15 pessoas preferiram ficar na casa de amigos ou parentes.