O nível do Rio Doce em Linhares e Colatina parou de subir e, segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que realiza o monitoramento da região, a previsão é de que o nível de água comece a se estabilizar nos próximos dias.
Após as fortes chuvas que atingiram Minas Gerais e a região Norte e Noroeste do Espírito Santo, o Rio Doce, que passa pelos dois municípios capixabas passou da cota de inundação e chegou a alagar alguns bairros.
Segundo o boletim, divulgado nesta quarta-feira (29), pelo Serviço Geológico do Brasil, em Linhares, o nível está torno da cota de 5,63 metros, já em Colatina, o rio desceu 44 cm e está na cota de 7,42m.
Em pronunciamento nas redes sociais, o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, informou que a notícia de baixa do Rio Doce tranquiliza os moradores, mas a prefeitura segue em alerta para possíveis alterações no clima e a ocorrência de novas chuvas, já que o rio ainda está sob a cota de inundação.
Em Linhares, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos, explicou que a tendência é de que o Rio Doce deve permanecer estável durante parte do dia e, depois, cair gradualmente.
Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, por causa da cheia 80 pessoas, todas do bairro Olaria, em Linhares, tiveram de deixar as casas e foram acolhidas pelas equipes da Prefeitura no ginásio do bairro da Conceição. Outras oito pessoas estão desalojadas e foram encaminhadas para a casa de parentes. Em Colatina, 60 pessoas continuam desalojadas.