Com o aumento do nível do Rio Doce no Noroeste e Norte do Estado, a Defesa Civil de Colatina e Linhares, continuam em alerta para a possibilidade de inundação nos municípios. Em Linhares, 28 pessoas estão desabrigadas. Já em Colatina, nove pessoas estão desalojadas.
As informações do nível do rio são divulgadas através do boletim do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace). Em Linhares, apesar do recuo de 11 centímetros nesta segunda-feira (14), indicando 4,69 metros do Rio Doce, o nível ainda está acima da cota de inundação, que é de 3,45 metros.
Leia também: Alerta: 35 cidades do ES podem ter chuvas intensas nesta segunda
Segundo a Defesa de Colatina, o rio atualmente está com o nível em 5,78 metros. Sendo assim, também encontra-se em cota de alerta. O boletim da Sace demonstra tendência de redução nas próximas horas.
Afetados
Através de nota, a Prefeitura de Linhares afirmou que, até o momento, onze famílias estão desabrigadas. No total, são 28 pessoas, sendo 20 adultos e oito crianças, elas são acolhidas no ginásio poliesportivo do bairro Conceição.
No local, os abrigados são assistidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebem atendimento em saúde e psicológico, além de alimentação e produtos de higiene pessoal.
Em Colatina, a Defesa Civil informou que houve a ocorrência de nove pessoas desalojadas, que já estão sendo amparadas. Ainda segundo o órgão, cada caso está sendo analisado para que se verifique as condições de segurança e viabilidade de retorno dos moradores às suas casas.
A população de Linhares pode acionar o órgão através do telefone (27) 99983-5661. Os chamados também podem ser feitos pelos telefones da Guarda Civil Municipal, 153, e do Corpo de Bombeiros, 193. A Defesa de Colatina pode ser acionada pelos números (27) 3723-4773 / (27) 99883-0305.