Até a manhã desta sexta-feira (14), o nível do rio Doce recuou mais 30 centímetros e está com a cota de inundação de 5,60 metros. Mesmo registrando queda em seu volume de água, o resgate de famílias continua sendo realizado.
Segundo a Defesa Civil Municipal de Linhares, na quinta-feira (14) foram resgatadas 40 famílias na comunidade de Olaria e região de Povoação. A previsão para esta sexta é o resgate de pelo menos mais cinco. A tendência é que o volume do rio continue caindo nas próximas horas.
Das 40 famílias, 19 delas estão desabrigadas e 21 desalojadas. Os moradores foram resgatados pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, com o apoio do helicóptero do Notaer.
O município conta com dois pontos de acolhimento aos moradores atingidos com a cheia do Rio Doce:
Ginásio poliesportivo
Bairro: Conceição
Abrigados: 13 famílias
Ginásio poliesportivo
Bairro: Araçá
Abrigados: 6 famílias
Todos os desabrigados foram acolhidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e recebem atendimento de saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal.
A secretaria também está atualizando a carteira de vacinação da covid-19 e da Gripe dos desabrigados, além de testes para detectar o novo coronavírus.
Interdição de estradas
Duas estradas que dão acesso ao distrito de Povoação continuam interditadas, assim como a estrada que dá acesso a Barro Novo, em Brejo Grande, na região do Pontal do Ipiranga.