Na tarde desta sexta-feira (16), o acesso à avenida Beira Rio pela Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro, foi liberado para veículos. O local estava interditado há mais de 24 horas por causa da cheia do rio Itapemirim, que baixou em mais de dois metros, depois de ter atingido quase seis metros.
No início da tarde, uma bomba foi usada para remover a água que se acumulava sob a Ponte de Ferro e impedia o tráfego. A Defesa Civil registra alguns pontos de alagamentos nos bairros Coronel Borges, Arariguaba e Baiminas. Dez famílias estão desalojadas na cidade.
Segundo o prefeito Carlos Casteglione, o fim de semana será de limpeza. “Nossas equipes vão continuar nas ruas fazendo a limpeza e auxiliando os moradores que precisam. A partir de semana que vem vamos contabilizar os prejuízos”, conta.
Muitos moradores perderam tudo. “A nossa rua começou a encher de água por volta das 16h de quinta-feira, e começamos a levantar os móveis e eletrodomésticos. Os vizinhos todos ajudaram, mas subiu rapidamente. Muitos moradores perderam tudo. Tivemos uma noite de tensão e medo, porque a água não para de subir. Infelizmente, subiu até o teto de algumas casas aqui do bairro”, comenta o pintor Sandro Andrade, morador do bairro Baiminas.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Incaper, o sábado (17) será de tempo fechado e chuva a qualquer hora por toda a faixa litorânea do estado. Poucas aberturas de sol e condição de chuvisco/chuva fraca nas demais áreas do Espírito Santo.
Já o domingo (18), será de muita nebulosidade sobre o Espírito Santo. Chuva a qualquer hora por todo o litoral e no leste serrano. Nas demais áreas do estado, o sol pouco aparece e chove em alguns momentos.
Leia também:
>> Comércio e residências amanhecem alagados com a cheia do rio Itapemirim em Cachoeiro
>> Mortes, destruição e famílias desabrigadas. Veja balanço da chuva no sul do Estado
>> Chuva em Muniz Freire deixa um morto e 40 pessoas ficam desabrigadas
>> Três mortos e quatro feridos em deslizamento de terra na divisa do ES com MG
>> Rio Itapemirim atinge quase cinco metros e ruas são interditadas em Cachoeiro
>> Sete famílias ficam desabrigadas por causa da chuva em Presidente Kennedy
>> Quinze casas ficam alagadas com a chuva e muro desaba em Marataízes
>> Nível do rio Castelo sobe seis metros, alaga ruas e alerta é mantido pela Defesa Civil
>> Vai pegar a estrada? Veja o mapa das estradas atingidas pelas chuvas no Estado
>> Chuvas diminuem e moradores de Castelo e Iconha começam a voltar para casa
Assista abaixo a reportagem: