Geral

No Dia Mundial do Doador de Sangue Hemoes realiza campanha, em Vitória

Uma bolsa de sangue pode beneficiar até três pessoas. O Hemoes, em Vitória, tem capacidade para atender até 180 doadores por dia, mas registra no máximo 80

O Hemoes, em Vitória, tem capacidade para atender até 180 doadores por dia, mas registra no máximo 80 Foto: Divulgação/Governo

Você sabia que uma doação de sangue pode salvar até três vidas? Como o Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste sábado (14), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveita a oportunidade para chamar a atenção para a importância deste ato de solidariedade e convoca voluntários a se apresentarem a uma das cinco unidades da hemorrede estadual e ajudarem a aumentar o estoque de todos os grupos sanguíneos. 

O diretor-geral do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes), Antonio Peçanha, lembra que a doação é um ato simples e que não traz nenhum problema para o doador. Todo o procedimento leva em torno de 40 minutos, sendo de quatro a dez minutos de coleta.

“É preciso que as pessoas se conscientizem de que a doação de sangue voluntária é um ato de amor contínuo pela humanidade. Eventualmente, qualquer um, você, um familiar, um amigo seu, pode precisar um dia de uma transfusão, em função de um acidente ou doença inesperada. Se mais pessoas tivessem essa consciência não haveria problemas de estoque nos bancos de sangue”, esclarece o diretor do Hemoes.

O Hemoes, em Vitória, tem capacidade para atender até 180 doadores por dia, mas registra no máximo 80. O ideal seria receber, em média, 120 doações/dia. Para o médico, isso deixa a equipe em uma situação de estresse permanente, pela responsabilidade de atender transfusões eletivas e as de urgência, em função, principalmente, dos acidentes de trânsito que geram vítimas de atropelamento, de colisões de motos e automóveis.

Peçanha explica que cada bolsa de sangue, de 400ml, representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até três pessoas, porque as hemácias, plaquetas e o plasma, componentes do sangue, podem ser separados e aproveitados de acordo com a necessidade do paciente. 

Reposição

O diretor do Hemoes destaca, ainda, que, no Brasil, de forma geral, ainda prevalece a doação de reposição, que é vinculada a pacientes internados nos hospitais, mas é preciso incrementar a doação voluntária para reforçar os estoques. O médico orienta que os homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias. Já as mulheres, três vezes a cada período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias.

“Convido todas as pessoas que têm condições de serem voluntárias para que compareçam ao serviço em Vitória, ou em uma das unidades do interior para fazer a doação”, destaca o diretor.

Quem pode doar

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E os homens podem doar quatro vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias e as mulheres podem doar três vezes a cada doze meses, com intervalo mínimo de 90 dias.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Atualmente, o Estado conta com cinco unidades que compõem a hemorrede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa): em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus (veja abaixo).

Onde doar sangue

– Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) 
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30.

– Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

– Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

– Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.