As principais agências da Caixa Econômica Federal na Grande Vitória estavam com longas filas durante toda a manhã e início da tarde desta segunda-feira (27). O principal motivo é o início dos saques do auxílio emergencial, liberados nesta segunda.
Em uma agência localizada na Avenida Carlos Lindemberg, a aglomeração era grande e o distanciamento não era respeitado. Segundo os clientes do banco, todos chegaram cedo para garantir o benefício de R$ 600 oferecido pelo Governo Federal. “Estamos aqui desde 4 da manhã, o gerente informou que não é possível sacar com o código, só no caixa eletrônico”, afirmou o autônomo José Rodrigo.
A maior dúvida dos clientes era em relação ao funcionamento do aplicativo Auxílio Emergencial. Muitas pessoas não conseguiram acessá-lo e tiveram que se dirigir as agências para se informar sobre a situação do auxílio. “Estou tentando acessar o aplicativo desde o dia 16, toda hora. Tive que vir pra cá porque cadastrei meu marido no celular e vim até aqui para acompanhá-lo”, explicou a dona de casa, Izabel Costa.
No Espírito Santo, são mais de 800 mil beneficiados pelo auxílio emergencial. Os saques começaram nesta segunda e vão até o dia 5 de maio. Para evitar aglomerações, a Caixa criou um calendário para a realização dos saques.
Calendário do saque do auxílio:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Esse cronograma, no entanto, não vale para os beneficiários do Bolsa Família. Os assistidos pelo programa social poderão sacar o auxílio a qualquer momento.
Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória/Record TV.