Além dos amigos, dos cadernos e dos livros, os alunos têm outro grande companheiro durante sua rotina escolar, um “item” que costuma acompanhar seus passos, desde a creche à universidade: o tênis! Junto com o uniforme e o material escolar, ele é um dos produtos mais procurados – e comprados! – nas lojas especializadas no período pré-volta às aulas.
De onde vem toda essa paixão? Da característica multifacetada do calçado, que não precisa ser comprado exclusivamente para ir à escola. O tênis tem vida social, e acaba, então, se transformando em mais uma opção de sapato para o dia a dia.
A universitária Priscila Bourguignon Siqueira é uma dessas amantes inveteradas do tênis. “Eu amo tênis! Não tem coisa melhor para usar no dia a dia. Alguns sapatos podem incomodar, apertar e até atrapalhar a concentração. Depois que descobri o tênis, é raro usar outro calçado na escola. O tênis está presente em todos os momentos da minha rotina, no trabalho, na faculdade e até na balada. Ele combina com tudo, é despojado, super indico!”.
Antenada às tendências, a rede de lojas Itapuã está com uma campanha de Volta às Aulas, promovendo vários produtos com desconto. E um dos mais procurados é o tênis! Na loja você encontra muitos tipos de tênis: casuais, em cores discretas, os preferidos dos colégios aos modelos mais esportivos, que são ideais para quem também pratica alguma atividade física. Até aqueles mais elaborados – com brilho, coloridos – continuam sendo bem procurados. A campanha Moda Escola já está no final. Mas a oferta de tênis continua firme e forte, com muitos itens em oferta.
Saúde dos pés
Podólogos, que são especialistas na saúde dos pés, indicam que as crianças tenham entre dois e três tênis que possam ser intercalados durante a semana para ir à escola. “Isso permite que o suor do calçado evapore, evitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, o mau cheiro”, diz a podóloga Lucinéia Dettman.
Mãe do pequeno Gabriel, de 3 anos, a assistente administrativo Rosi Tonani já faz parte do time que tem mais de um par de tênis para o filho ir à creche. “Quando o colocamos na escolinha, eu o mandava sempre com o mesmo tênis. Com menos de um mês de aula, comecei a notar que o tênis começou a dar mau cheiro, o que é normal se levarmos em conta a quantidade de atividades que a criança faz. Então, compramos mais um par para revezar e diariamente, o tênis que chega da creche vai ‘respirar’. A tática deu muito certo!”