A organização de um casamento é uma época de celebração e os noivos não querem perder nenhuma oportunidade de comemorar esse grande momento. É por isso que os noivados e as uniões no civil estão ganhando mais investimento e se transformando em verdadeiras mini festas de casamento.
“A verdade é que todas as comemorações pré-casamento têm aumentado muito justamente pelo fato de ser uma forma de expandir a comemoração do casamento para além do grande dia. Os noivados são muito comemorados porque os noivos normalmente querem dividir o momento com os familiares e estão super animados para iniciar os preparativos. Funciona como um pontapé inicial”, afirma a decoradora Melina Pitanga.
Já os casamentos civis têm se apresentado como uma boa oportunidade de os noivos celebrarem a mudança de estado civil com os mais próximos, já que os casamentos religiosos costumam ter muitos convidados e, por isso, acabam se tornando menos íntimos. “Muitos noivos preferem investir no apartamento e na lua de mel, e acabam optando por uma comemoração charmosa e bacana, porém pequena e íntima após o casamento civil, sem realizar o religioso”, diz Melina.
É por isso que atualmente doces, maquetes de bolo, bandas ou DJ e cerimonialista, itens indispensáveis para um bom casamento, estão sendo procurados para as festas de noivados ou almoços para selar a união após a assinatura dos papéis.
E tem crescido a procura de cerimonialistas para a coordenação de eventos como esses. Segundo Danielly Simmer, que atua no ramo de organização de casamentos, é preciso contar com ajuda de profissionais para cuidar de tudo para um bom noivado.
“Mesmo em festas mais íntimas, como chás ou noivados, a noiva precisa de um auxílio para contratar os fornecedores, receber e ambientar dos convidados, acompanhar a montagem para que tudo aconteça sem intercorrências, porque essa é mais uma oportunidade de festejar com os amigos e familiares”.
Alguns casais optam por celebrar esses momentos no jardim de casa ou no salão de festas do condomínio. Os locais são válidos, desde que acomodem bem os convidados. Aliás, lista de convidados é um item que merece a atenção dos noivos. “Não é preciso ter número máximo de convidados para o noivado, contanto que os mesmos sejam convidados para o casamento”, aconselha Danielly.