Geral

'Nós estamos dando conta de recuperar os pacientes', diz Max Filho sobre coronavírus em VV

O município é o recordista de casos no Espírito Santo, com 1.305 registros, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde

Foto: TV Vitória

Vila Velha é o município recordista de casos do novo coronavírus no Espírito Santo. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizadas na tarde desta sexta-feira (15), o município canela-verde já registrou 1.305 casos e 43 mortes por covid-19.

O prefeito da cidade, Max Filho, concedeu uma entrevista exclusiva à apresentadora do Jornal da TV Vitória, Andressa Missio, e explicou algumas medidas que a prefeitura tem adotado para tentar conter o avanço da doença no município.

Segundo Max Filho, a prefeitura tem ampliado o número de leitos de isolamento. No entanto, a quantidade de respiradores continua a mesma desde o início do ano. O prefeito, entretanto, garante que esses equipamentos têm dado conta de atender a atual demanda de pacientes.

Confira os tópicos da entrevista:

Estrutura no município para receber os pacientes

“Vila Velha tem a maior quantidade de casos confirmados da covid-19. No entanto, não tem o maior número de mortes, ou seja, nós estamos dando conta de recuperar os pacientes. A rede pública e a rede particular de Vila Velha têm se esmerado em dar esse atendimento. O Município é responsável pela atenção básica. Nós não temos hospitais de média e alta complexidade, mas o Município faz o recebimento, através de seus Prontos Atendimentos, de Cobilândia e da Glória. No dia de hoje, estamos elevando para 25 leitos no PA da Glória, exclusivos para covid-19”.

Compra de respiradores

“Nós estamos ampliando os leitos de isolamento. Ampliaremos a quantidade de respiradores na medida em que o Estado do Espírito Santo possa nos disponibilizar alguns dos seus equipamentos para aumentar a quantidade de respiradores na rede municipal. No início do ano, o Município de Vila Velha adquiriu novos respiradores e esses respiradores têm dado conta, uma vez que o município não tem hospitais para manter pacientes em longa permanência, em tratamento mais duradouro”.

Medidas para evitar a falta de leitos

“Nós estamos ampliando especialmente onde temos estrutura física para isso. É o caso do PA da Glória. E nós estamos segregando novos leitos para atendimento a pacientes da covid-19. Nós vamos inaugurar uma nova unidade de saúde em Vila Batista, neste mês ainda — uma obra importante, uma unidade de porte —, para reforçar a atenção básica, que é a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde, através das unidades básicas de saúde dos bairros”.

Decretos municipais para promover o isolamento social

“Nós temos acatado as decisões do Governo do Estado, de forma que a fiscalização da prefeitura tem atuado em conjunto com a fiscalização do Estado, inclusive com a Guarda Municipal e a Polícia Militar fazendo um trabalho em conjunto; temos reforçado as equipes das barreiras sanitárias, na entrada do município de Vila Velha pela Rodovia do Sol; temos feito barreiras itinerantes também em algumas regiões da cidade; e temos dado uma preferência a essas barreiras sanitárias nas feiras livres da cidade”.

Medida para acabar com o comércio irregular de ambulantes

“O importante, neste momento, é exatamente o distanciamento social, o uso da máscara, no sentido de proteger a pessoa, o interlocutor. Você vai falar com uma pessoa, a sua máscara protege o outro, e a máscara do outro termina te protegendo. Então o importante é isso neste momento. Tanto os feirantes como os ambulantes têm que adotar esse protocolo: uso da máscara, o asseio na manipulação dos alimentos”.

Profissionais de saúde afastados por covid-19 ou suspeita

“Nós tivemos o afastamento de muitos servidores, naturalmente. Profissionais que fazem parte de grupo de risco. O Município fez o concurso público, na área de saúde, educação, administração e instituto de previdência, e esse concurso ainda não está homologado. Fato esse que levou a Secretaria de Saúde a fazer um processo seletivo, porque no afastamento de algum desses servidores, eventualmente você pode recrutar um servidor e colocar no lugar. No caso do PA da Glória, não. Porque o PA da Glória é terceirizado e a organização social é responsável por suprir um outros trabalhador para colocar no lugar, razão pela qual a produção dessa unidade tem sido acima da média das demais unidades de saúde do município”.

Ação da prefeitura nas próximas semanas para estimular o isolamento social

“A gente vai ter que conviver dentro de um novo protocolo social, um novo normal: uso de máscara, o asseio das mãos constante, para que a gente possa se proteger do vírus”.