Geral

Notaer resgata vítimas de temporais e salva vidas em um dos maiores desastres do sul do ES

Só neste final de semana, 28 pessoas foram resgatadas pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo

Foto: Reprodução/ leitor

Nesse período, cidades do Sul do Espírito Santo estão sofrendo com as fortes chuvas. Vários órgãos municipais e federais se uniram, e um deles, com um trabalho muito importante: o resgate de vítimas. É o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo, o Notaer. 

A equipe se dedica a resgatar pessoas e salvar vidas em meio a uma das maiores enchentes registradas na região. Lá do alto, enxerga não só o tamanho dos estragos, mas  também o sofrimento de quem pede por socorro. As imagens do resgate deste homem impressionam:

Segundo a equipe do Notaer, foram cerca de 10 minutos para retirar a vítima da parte de superior de sua casa, quase toda tomada pela água. Um trabalho que exige equilíbrio, força e foco na missão de ajudar.

“A gente observa nas imagens que a casa estava praticamente tomada. O cidadão foi subindo na parte mais alta de sua residência, e a gente conseguiu retirá-lo da escada. Ou seja, uma área muito restrita. Qualquer falha do piloto poderia gerar uma lesão ao operador, que estava lá embaixo, no cesto. Poderia machucar a própria pessoa que estava sendo resgatada. É preciso uma atenção muito especial dos pilotos que estão envolvidos nessa missão”, explicou o Major Cristiam. 

Os trabalhos do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo aumentaram, principalmente no último final de semana, quando outras cidades do Sul do Estado foram devastadas com as fortes chuvas. O Notaer conseguiu resgata 28 pessoas.

Dois idosos foram resgatados em Pacotuba, distrito de Cachoeiro Itapemirim. De acordo com homens do Notaer, as vítimas estavam ilhadas e ficaram quatro dias se alimentando somente de frutas. Missão que, segundo o Major Cristiam, causam o sentimento de tristeza pela realidade enfrentada pela população, mas a satisfação de poder ajudar.

Além dos resgates, os mais de 30 homens do Notaer que estão ajudando diretamente no socorro às vitimas das enchentes também têm a missão de transportar bombeiros, homens do Exército, da Defesa Civil, levar comida, e um pouco de acalento para quem está sofrendo.

Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.