Geral

'Notícia boa e que traz esperanças', diz Luciano Rezende sobre Vitória ganhar condição de metrópole

O prefeito de Vitória destaca que a capital se torna referência e deverá ganhar mais atenção do Poder Público Federal

Foto: TV Vitória

Vitória, capital do Espírito Santo, ganhou a condição de metrópole após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o resultado da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) nesta quinta-feira (25).

Junto com Florianópolis, em Santa Catarina, e Campinas, em São Paulo, Vitória sobe de patamar quando o assunto é importância econômica e e social. Os dados são de 2018, onze anos após a última pesquisa, quando o município fazia parte da categoria Capital Regional A.

Segundo o IBGE, Vitória atingiu o nível de metrópole por ter aumentado o número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem bens e serviços.

“O critério mais importante é a presença, em Vitória, de empresas multilocalizadas, que têm sedes e filiais e que estão articuladas em várias cidades do país. O fato de ser capital também pesa porque tem instituições públicas sediadas ali que comandam unidades descentralizadas”, explica Bruno Hidalgo, gerente de fluxos geográficos do IBGE. 

Entre as atividades econômicas que trazem mais empresas e pessoas para Vitória, está a exportação de minério, no Porto de Tubarão, que é um dos maiores do País. A produção de petróleo, siderurgia e celulose também contribuíram para transformar o município em uma Metrópole.

O prefeito Luciano Rezende destaca que a capital se torna referência e deverá ganhar mais atenção do Poder Público Federal. “Certamente vai destacar ainda mais a cidade no Brasil e no mundo, trazendo atenção, benefícios e movimentos em diversas frentes, além de pessoas que querem morar em uma cidade com qualidade de vida”, ressalta o prefeito.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a conquista chega em boa hora. “É um sinal de que a vida continua mesmo em tempos difíceis. A pandemia vai ter fim, não existe dúvidas. Mas a cidade precisa também cuidar de outras agendas e retomar a vida com segurança sanitária. É uma notícia muito boa, que nos traz esperanças”, afirma.

Com informações da repórter Andressa Missio, da TV Vitória/Record TV.