Geral

Corpo de Bombeiros traz dicas de como prevenir acidentes domésticos

É necessário muita atenção com as crianças em casa no período de férias; confira a cartilha

Foto: Reprodução

No período de férias as crianças ficam em casa e nem sempre tem a supervisão de responsáveis. Essa fórmula é perfeita para acidentes, que muitas vezes podem ser fatais.

Às vezes basta apenas um pequeno momento de desatenção para acontecer algo. Foi assim com o menino Davi, de 5 anos, que ficou com uma panela de pressão presa na cabeça. O acidente aconteceu quando a mãe do menino tomava banho.

Mas como fazer para evitar esses acidentes? E como proceder quando os pequenos se ferirem? O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo possui uma cartilha com dicas importantes para salvar vidas nessas situações.

Chamada de “Mãe prevenida vale uma vida”, ela possui uma versão física e uma on-line (saiba no fim da matéria como baixar). A cartilha informa como cuidar de crianças em situações de engasgo, além de informar sobre primeiros socorros quando houver queimaduras, intoxicações, fraturas, e mais.

“Uma coisa que pouca gente sabe é que não se pode dormir com crianças pequenas na cama”, destacam Capitão Pedroni e Sargento Soares, do Corpo de Bombeiros, em entrevista para o Folha Vitória. Segundo eles, um adulto pode asfixiar caso role durante a noite.

Eles também ressaltam o perigo de se armazenar produtos de limpeza ao alcance dos pequenos. “Os produtos que estão em garrafas pet, as crianças geralmente associam ao refrigerante e podem acabar ingerindo algo tóxico”, destacam.

Para obter a versão on-line da cartilha, salve o número (27) 99664-9716 e mande um “olá”. Você também receberá dicas de prevenção. Confira algumas orientações dadas pelos militares.

Telas e proteções de grade

Para mães com filhos pequenos deve-se usar telas de proteção e grades, principalmente em prédios e locais altos, para não acontecer igual aquele caso da criança no parapeito, que viralizou.

Água

Piscinas e fontes de água, como bacias, baldes, máquina de lavar, caixas d’água, podem levar ao afogamento de crianças.

Frascos e caixas de remédio

Guarde longe das crianças! Mesmo vazios, os frascos não podem ser dados como brinquedo.

Produtos de limpeza

Utilizar garrafas pet para armazenar produtos de limpeza pode induzir crianças a ingerir os produtos. Cuidado com o armazenamento, mantenha sempre em locais onde a criança não tenha acesso.

Objetos cortantes

Tesouras, facas e outros objetos cortantes devem ser guardados fora do alcance de crianças. Quando muito pequenas, elas tendem a levar tudo à boca.

Objetos pequenos

Objetos como botões ou peças pequenas podem causar asfixia.

Carregadores de celular

Carregadores devem ser guardados quando não estiverem sendo utilizados pois, quando conectados à tomada, podem causar choque na ponta.

Panelas

As hastes das panelas no fogão devem ficar voltadas para o interior do fogão, porque as crianças podem puxar para si e acabar se queimando com o conteúdo.

Hora do sono

Dormir com o bebê é perigoso, pois o adulto pode rolar e sufocar a criança.