Na tarde desta quarta-feira (6), apoiadores do presidente norte-americano, Donald Trump invadiram o prédio do Capitólio na cidade de Washington. A invasão acontece no momento em que é promovida a sessão de confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais ocorridas no mês de novembro do ano passado.
Para a defesa do local, a polícia legislativa adotou o sistema de lockdown para o prédio do Congresso e fechou entradas e saídas do local. Enquanto os manifestantes não saíram do prédio a sessão ficou suspensa. Em um vídeo é possível ver o momento em que os manifestantes conseguem passar pelo bloqueio externo.
Depois do comício de Donald Trump feito próximo a Casa Branca, milhares de pessoas foram ao Congresso. O presidente afirma que houve fraude nas eleições, mas até o momento não apresentou provas para tais alegações. Agora, Trump quer que seu vice-presidente e presidente do Senado, Mike Pence, não aceite os votos do Colégio Eleitoral que dão a vitória a Pence.
O presidente do Senado publicou uma carta em que reitera o compromisso constitucional com a apuração dos votos. “Vou defender a Constituição, que me impede de exercer uma autoridade unilateral para determinar quais votos podem e quais não podem ser contados”, escreveu.
Líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, disse que não pretende votar em prol dos recursos e objeções de membros de seu partido contra os resultados da eleição.
Como forma de proteção, a Biblioteca do Congresso precisou ser esvaziada e fechada ao público. No local foi encontrado um pacote com conteúdo desconhecido. Outro fato preocupante é a presença de um túnel na biblioteca que liga o local às instalações do Capitólio.
* Com informações do Portal R7