Diversos são os relatos dos moradores da orla de Vila Velha sobre o mau cheiro. Quem vive próximo as praias de Itaparica e Itapoã afirma que, durante o dia, havia um forte odor vindo do mar.
Kátia Collodetti mora na região de Itaparica. Ao Folha Vitória, ela contou que começou a sentir um cheiro “insuportável”, semelhante a de urina e fezes de gado, por volta das 11 horas desta terça-feira (04).
Segundo a moradora, o odor começou a diminuir no final da tarde. Ela acredita que a mudança na direção dos ventos fortes pode ter colaborado com a diminuição do mau cheiro.
“Era insuportável. Não tem mais aquele odor. Talvez o vento tenha mudado de direção ou de intensidade. Era umas 17h30 quando o mau cheiro acabou”, contou.
Mas, afinal, o que provocou o mau cheiro na orla de Vila Velha?
De acordo com a prefeiturao, ainda não é possível afirmar o que, de fato, causou o problema. No entanto, duas hipóteses estão sendo investigadas.
A prefeitura informou, por meio da Coordenação de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, que está apurando as possíveis causas do mau cheiro.
Uma das hipóteses levantadas junto à Capitania dos Portos é de que o cheiro estivesse vindo de um navio de transporte de gado.
Segundo a prefeitura, a embarcação entrou na rota de navegação local para desembarcar um tripulante que necessitava de atendimento médico. Com isso, o vento forte desta terça-feira teria trazido o odor para a orla do município canela-verde.
A prefeitura também não descarta a possibilidade do cheiro ter vindo do esgoto. A administração explicou que uma das bombas da estação de tratamento no município estaria passando por manutenção e o acúmulo de gases possa ter causado o odor.
Assim que identificado, segundo a prefeitura, os moradores serão informados pelos canais oficiais da cidade sobre o que causou o problema.
LEIA TAMBÉM:
>> Terceira Ponte terá interdição parcial a partir desta terça-feira
>> Idoso é esquecido pela Gol em aeroporto de SP durante embarque para Vitória
>> Novos radares começam a multar a partir desta quarta-feira na ES-060