Geral

Secretaria de Saúde recomenda suspensão do carnaval de rua e de grandes eventos no ES

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, diz que município que não aderir ao que pede a Sesa terá que apresentar justificativa técnica

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória


Foto: Divulgação

O Espírito Santo recomendou aos municípios que suspendam o carnaval de rua, grandes shows e grandes eventos no Estado devido ao recente aumento do número de casos de covid-19 e de gripe. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a comunicação oficial foi feita nesta segunda-feira (17).

Fernandes disse que os municípios que não seguirem a recomendação deverão apresentar embasamento técnico, levando em conta dados epidemiológicos para sustentar a decisão. 

O secretário reforçou que a decisão de manter eventos "não seria adequada ao nosso Estado, num momento aonde a curva de expansão de casos pode ainda ser mitigada desde que a gente consiga interromper grandes interações sociais e avançar na vacinação e na testagem em massa". 

Leia também: Gripe: variante Darwin já circula no ES, afirma secretário de Saúde

O conselho para os municípios em relação a eventos menores e agendas em casas de shows é que sejam adotadas exigências que incluam passaporte de vacinação. 

"Recomendamos que os municípios preparem condições para exigências do passaporte da vacina, de maneira muito disciplinada, e também que possam solicitar a comprovação do resultado negativo de testes de antígenos para detecção do Sars-Cov 2", frisou o secretário. 

Ele acrescentou que cidades que não tenham condições de oferecer uma testagem em massa, é recomendado que fiquem atentas e reforcem a fiscalização.

Pontos moeda