Geral

Novo calçadão, faixa elevada e câmeras: veja o projeto de reurbanização da Curva da Jurema

Com investimento de R$ 5 milhões, o projeto de reurbanização da Curva da Jurema foi apresentado pela Prefeitura de Vitória nesta quarta-feira (19)

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Vitória

A Curva da Jurema, em Vitória, vai ser totalmente reconstruída. Além de um polo gastronômico, a região, que concentra diversas opções de bares e restaurante, promete se transformar também em um novo cartão-postal da Capital do Espírito Santo. 

O projeto de reurbanização foi apresentado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), na manhã desta segunda-feira (19). O investimento é de R$ 5 milhões.

Com as intervenções, a região ganhará uma faixa maior de calçadão, novos pisos, um espaço de convivência, câmeras de segurança, iluminação subterrânea, melhoria na ciclovia e outras mudanças importantes. 

Prefeitura de Vitória
Prefeitura de Vitória
Prefeitura de Vitória
Prefeitura de Vitória

Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, as obras devem ter início ainda no primeiro semestre deste ano, com previsão de entrega para 2023.  

"Estamos lançando o edital hoje. Ele já vai para o Diário Oficial e concluindo o procedimento licitatório, teremos o início ainda no primeiro semestre. Nós vamos requalificar e reconstruir toda a área. Certamente será um legado para a cidade que vai atrair turistas, gerar emprego e, principalmente, será um local de contemplação. É mais um cartão-postal que vamos entregar à cidade de Vitória", afirmou Pazolini. 

Na área mais próxima ao calçadão, será garantido o estacionamento prioritário para idosos e pessoas com deficiência. Além disso, o bolsão de estacionamento será reorganizado e a região vai receber faixas de elevação para a passagem de pedestres. 

Foto: Prefeitura de Vitória

"O calçadão será alargado e também será colocado um piso melhor, garantindo uma maior durabilidade e beleza daquela região. Vamos fazer quase cinco novos acessos do estacionamento para o calçadão e a praia. Nessa parte, será feito também uma área de convivência, com árvores e bancos para que as pessoas possam ter uma nova área de lazer e entretenimento", explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade de Habitação, Marcelo de Oliveira. 

Segundo o secretário, toda a parte de iluminação será subterrânea, com balizadores de proteção para os pedestres, que farão a divisa entre o calçadão e parte da pista de rolagem dos veículos. 

"Essa pista de hoje terá o fluxo alterado e será colocado um piso elevado, da mesma altura da calçadão, mas com uma redução de velocidade. Além disso, serão instaladas câmeras de segurança no local, que serão monitoradas 24h pelo município, tentando inibir qualquer prática ilegal", destacou. 

Principais melhorias na Curva da Jurema: 

• Acessibilidade e novos acessos

• Percurso seguro entre vagas e o calçadão (nivelamento da rua)

• Colocação de balizadores para controle de acesso

• Iluminação subterrânea e direcionada ao pedestre

• Alargamento do calçadão e criação espaço de convivência

• Remodelação do canteiro central e reorganização do estacionamento.

Leia também: 

>> Curva da Jurema terá reforma total para virar ponto turístico de Vitória

>> Parque Cultural Reserva Vitória é aberto para visitação

>> Enseada do Suá terá condomínio de luxo que vai gerar mais de 1,5 mil vagas de emprego


Pontos moeda