Geral

Rio Doce atinge cota de inundação e Defesa Civil alerta para risco de alagamentos

Por conta do risco, as famílias da comunidade do Olaria já foram orientadas a deixar suas residências e ir para o abrigo público no ginásio do bairro Conceição

Foto: Divulgação/Prefeitura de Linhares

O Rio Doce atingiu 3,47 metros e ultrapassou a cota de inundação na manhã desta segunda-feira (10), em Linhares. De acordo com a Defesa Civil do município, a cota de inundação é de 3,45 metros.

Devido aos riscos de alagamento, as famílias da comunidade do Olaria já foram orientadas a deixar suas residências  e ir para o abrigo público no ginásio do bairro Conceição.

A Defesa Civil alertou ainda que a tendência é que o volume de água aumente em decorrência das chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais, principalmente na Usina de Mascarenhas, que teve a vazão de água quase dobrada.

Leia também: ES tem 38 alertas vigentes para alagamentos e deslizamentos de terra. Veja cidades

Os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social já estão no ginásio do bairro Conceição aguardando as famílias que receberão refeições, atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e recriadores.

Até o momento, não há registros de desabrigados ou desalojados, e nem de áreas alagadas na cidade.

Dados de monitoramento da Defesa Civil 

Desde a última semana o Rio Doce vem sendo monitorado pela Defesa Civil de Linhares. O grande curso de água teve apenas um dia em queda. Confira as avaliações:

Quarta-feira (05)

O primeiro alerta de atenção sobre o nível do rio foi divulgado na quarta-feira (05), quando ultrapassou a cota de alerta, atingindo 3,10 metros

Quinta-feira (06)

No início da tarde de quinta-feira (6), o nível do rio recuou e atingiu a marca de 3,06 metros, mas voltou a ter cheia, apresentando 5 centímetros a mais.

Sexta-feira (07)

O nível do Rio Doce voltou a subir na sexta-feira (07), atingindo 3,11 metros, e ultrapassando novamente a cota de alerta.

O órgão já previa que o volume aumentaria ainda mais com o passar dos dias. Por conta disso, medidas preventivas já vinham sendo tomadas, após uma reunião do grupo de trabalho emergencial do município.

Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.