Geral

Chuva deixa bairros debaixo d'água em Mimoso do Sul e prefeito faz alerta

´Em entrevista ao Folha Vitória, o prefeito informou que estradas ficaram com o tráfego de veículos interrompido e três famílias tiveram as casas afetadas pelas enchentes

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Defesa Civil

O município de Mimoso do Sul, localizado na região Sul do Espírito santo, entrou em estado de alerta por conta das fortes chuvas que geram uma grande enchente no local, nesta segunda-feira (23). Segundo a prefeitura, o fenômeno atingiu cabeceiras de rios e alagou muitas ruas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por meio das redes sociais, o prefeito do município, Peter Costa, destaca que algumas localidades receberam um grande volume de água, como, por exemplo: Santa Marta, Palmeiras, Conceição do Muqui e Santo Antônio. 

Além disso, é dado o alerta para a população que mora próximo de rios. 

"Não estamos aqui para apavorar ninguém, mas pedimos a quem mora perto de rios que retire os seus móveis para evitar que aconteça o que aconteceu em tão pouco tempo aqui em Mimoso", disse. 

´Em entrevista ao Folha Vitória, o prefeito também informou que estradas ficaram com o tráfego de veículos interrompido e três famílias tiveram as casas afetadas pelas enchentes. 

"Graças a Deus a chuva parou e um dos rios que alaga a cidades está diminuindo, mas estamos monitorando a situação. A equipe de limpeza está atuando", alegou. 

Captação de água foi interrompida

Diante das chuvas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município informou que, devido a uma obstrução na captação de água bruta, no Córrego Santa Marta, devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas, ocorreu um severo comprometimento do sistema de tratamento, fazendo com que o nível do reservatório de água tratada diminuísse drasticamente. 

Por conta do baixo nível do reservatório de água tratada da ETA – Estação de Tratamento de Água e a fim de evitarmos uma pane seca, foi necessário desligar as bombas das estações elevatórias que abastecem os bairros com aclive acentuado (mais altos), da sede o Município. Endossamos a necessidade de economia de água, até o abastecimento esteja normalizado.

Além disso, as equipes do SAAE trabalham na manutenção e desobstrução da captação. A recuperação do sistema ocorre de forma gradativa. A orientação é que os consumidores evitem o desperdício, utilizando a água de forma equilibrada, priorizando atividades básicas.

Pontos moeda