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Obras na Segunda Ponte prometem encurtar viagens de ônibus em até 30 minutos

No projeto do Estado, avenida Carlos Lindenberg ganhará faixa exclusiva para ligação entre os terminais do Ibes, em Vila Velha, e Jardim América, em Cariacica

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Semobi
Corredor exclusivo para ônibus será implantado no canteiro central da avenida Carlos Lindenberg

Um corredor exclusivo para ônibus será implantado na avenida Carlos Lindenberg para ligar o Terminal do Ibes, em Vila Velha, até o Terminal de Jardim América, em Cariacica. De acordo com o secretário estadual Fábio Damasceno, da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a previsão é de que a viagem tenha uma economia de tempo de até 30 minutos.

O projeto do chamado Corredor Metropolitano Sul é da Semobi e seus processos de licitação serão lançados ainda no primeiro semestre. A previsão é de que os inícios das obras aconteçam até o final de 2023.

Damasceno que garantiu que os estudos para a viabilidade da obra estão concluídos. Por enquanto, a pasta informou que não é possível estipular valores do processo de licitação.

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A intervenção traz ainda a inclusão de duas alças de acesso na Segunda Ponte, para encurtar distâncias até o terminal de Jardim América.

Foto: Divulgação/ Semobi
O corredor para ônibus contará com estações de embarque e desembarque de passageiros com a entrada e saída dos veículos pelo lado direito dos ônibus

Para o corredor, que terá 11 km de extensão, haverá uma total reformulação da Carlos Lindemberg. No lugar do canteiro central, ficará o espaço destinado aos corredores com estações de embarque e desembarque dos passageiros e uma ciclovia. Os demais veículos terão de duas a três faixas por sentido.

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“Vamos nos basear nos modelos de BRT do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Mas o nosso será mais rápido de ser implementado porque, além de não precisarmos fazer uma elevação do nível da pista da Lindenberg para a pista do corredor, a porta de saída dos ônibus não será pelo lado esquerdo. Assim, poderemos utilizar os veículos da frota atual do Transcol”, explica Damasceno. 

Segunda Ponte ganhará duas alças de acesso

A Segunda Ponte terá duas alças de acesso para o bairro de Jardim América a fim de otimizar o tempo no trânsito até o terminal do bairro para quem vem de Vila Velha ou mesmo de Vitória. 

“Será uma alça para subida e outra para descida, que farão ligação com a rua paralela ao campo do estádio da Desportiva. Hoje, para acessar o terminal vindo de Vila Velha, ou vai pelo bairro Vasco da Gama, cuja pista é estreita, ou vai por São Torquato, e se enfrenta muito trânsito. Com essas alças, vai encurtar o tempo em 20 minutos até o terminal”, reforça.

Outros corredores

O secretário detalhou que há interesse do Estado em implantação de corredores exclusivos para ônibus em outras cidades. Mas isso dependerá do diálogo com as prefeituras de Vitória e da Serra.

“Temos projetos prontos para faixas exclusivas na capital. A Terceira Ponte, em Vitória, vai contar com faixa exclusiva para ônibus, carro de transporte de aplicativo e motocicletas. Se a Prefeitura de Vitória quiser contar com o apoio do Estado para implantação nas avenidas Vitória, Fernando Ferrari e Reta da Penha, estamos à disposição”, acrescentou.

Na Serra, há diálogo com prefeitura, mas Damasceno explicou que é preciso aguardar a conclusão de obras no município como o Trevo de Carapina, Rotatória do Ó e o Contorno do Mestre Álvaro.