Geral

Mais de 200 crianças e idosos se perderam nas praias da Grande Vitória neste verão

Guarda-vidas que atuam nas praias capixabas adotaram a prática de distribuir pulseiras e orientar os responsáveis para evitar desaparecimentos

Foto: Reprodução TV Vitória

Desde o começo do verão, 216 crianças e 15 idosos se perderam nas praias da Grande Vitória e foram encontrados por guarda-vidas. Para ajudar a solucionar o problema, prefeituras adotaram o uso de pulseiras de identificação.

Devido ao intenso calor, muitas famílias têm aproveitado a temporada nas praias do litoral. No entanto, os casos de crianças e idosos perdidos são frequentes, a maior parte nos balneários de Guarapari, e deixam um alerta para a população. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A cuidadora de idosos Edileusa Onofre contou que nunca tira os olhos da filha pequena quando está na praia. "Sempre estou ali, agarrada, junto, firme. Aonde eu estiver, vou estar de olho, não deixo ir longe", conta.

Na capital do Espírito Santo,  a equipe de guarda-vidas encontrou 35 crianças e um idoso depois que eles se perderam de suas famílias. A orientação da prefeitura nesses casos é buscar ajuda em um dos 14 postos do salvamar na orla da cidade.

Foto: Reprodução TV Vitória

Além disso, os guarda-vidas adotaram a prática de distribuir pulseiras e orientar os responsáveis para evitar desaparecimentos. Segundo a salvamar, a cor da pulseira identifica a criança e as informações são passadas para os postos, que têm uma cor específica, identificada por meio de uma bandeira colorida. 

Outros municípios da região da Grande Vitória também usam as pulseiras para ajudar a encontrar pessoas perdidas nas praias, que podem ser utilizadas em idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com Ednardo Dalmacio, coordenador do Salvamar de Vitória, todas as informações necessárias são fornecidas nos postos. 

"Todos os postos de guarda-vidas têm pulseiras para serem distribuídas para os banhistas. Independente de serem crianças, idosos, qualquer pessoa que necessite", explica.
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

*Com informações do repórter da Rede Vitória / Record TV, Rodrigo Schereder.


Pontos moeda