Parte de uma igreja ficou completamente destruída após o muro que estava em construção desabar, na tarde de quinta-feira (18). O caso aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Penha – Comunidade São José Operário, no bairro Flexal I, em Cariacica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Emocionado, padre Ronaldo, que congrega na comunidade, contou à equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV que estava em casa quando ficou sabendo do desabamento. Segundo ele, a comunidade tem mais de 40 anos e, há 15, o muro foi construído pelos próprios moradores.
“Quando recebi a notícia, o sentimento foi de muita tristeza, porque aqui está a história do povo, da comunidade. Isso aconteceu e, graças a Deus, não atingiu nenhuma pessoa. Tivemos apenas perda material e vamos reconstruir com o tempo, com a graça da Deus”, contou.
Segundo o padre, a Defesa Civil de Cariacica já foi acionada e deve voltar ao local nesta quinta-feira (19) para fazer uma nova avaliação da estrutura.
“Primeiramente, vamos fazer um trabalho para limpar o espaço. Depois, o próximo passo é dar início a um futuro templo, com esforço e dedicação do povo de Deus. Infelizmente não poderemos celebrar aqui, mas a Paróquia Nossa Senhora da Penha é composta por 15 comunidades, então tem outras 14 comunidades que os fiéis podem frequentar”, explicou o padre.
Apesar da tristeza de ver o estrago provocado pelo desabamento, o padre afirma que encontrar pertences importantes da igreja intactos, serve de alento. Para ele, é um sinal de esperança e fé.
“A imagem de São José do Operário, que aqui existe uma devoção muito grande à ele, estava intacta. A Capela do Santíssimo, que é muito importante para nós, assim como o altar e a mesa da Palavra, também não foram atingidos. A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição está embaixo da terra, mas parece que ela está intacta”, disse.
Homem estava na igreja 10 minutos antes do ocorrido
O vídeo que mostra o estrago causado pela queda do muro foi gravado por um membro da Igreja Católica. Na gravação, ele diz que estava no terreno momentos antes da queda.
“Eu estava aqui há mais ou menos 10 minutos, eu e Marcelo aqui, dando uma olhadinha para mexer no sábado, a sorte nossa que Jesus nos livrou da morte. Estávamos os dois aqui embaixo avaliando para fazer a limpeza”, disse o rapaz.
Em nota, a Prefeitura de Cariacica informou que a Defesa Civil do município atendeu a ocorrência no final da tarde e que o local foi isolado, interditado e constatado o dano estrutural.
A prefeitura também reiterou que não houve vítimas e que na quinta-feira (19), uma equipe vai até o local com os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras para avaliar a possível demolição do espaço.
Saiba mais: VÍDEO | Muro desaba e destrói parte de Igreja Católica em Cariacica