Geral

Moradora de Linhares nota mil do Enem conta segredos para uma redação perfeita

Giovanna cursou o Ensino Médio no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Linhares, no norte do Estado

Foto: Reprodução / Instagram

A estudante Giovanna de Freitas, de Linhares, foi a segunda no Estado a conquistar uma nota perfeita na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2023. Ao lado de Amanda Zampiris, ela fecha a lista de alunas espírito-santenses a conquistar uma nota mil no Enem. 

Giovanna, que é baiana e mora em Linhares desde os 13 anos, cursou o Ensino Médio em uma escola pública, mais precisamente no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Linhares, no norte do Estado. 

E não foi apenas o diploma do Ensino Médio que a aluna empunhou ao final dos anos letivos, mas também um curso técnico. Ela chegou a prestar o Enem em 2022, mas naquela época, a pressão e as expectativas ainda não estavam tão altas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Junto com o Ensino Médio, concluí um curso que tenho muito orgulho de dizer, que foi o curso de Técnica em Meio Ambiente. Eu fiz o Enem, no ano de 2022, mas de forma mais descontraída, sem tanta pressão. Eu tinha acabado de me formar no Ensino Médio, então eu queria me focar totalmente no próximo ano, que foi 2023”, contou. 

A estudante relata que o ano de 2023 foi de total dedicação para prestar o exame no fim do ano, com horas a fio de estudo por meio de um cursinho online. 

“No ano de 2023 eu me foquei totalmente em estudar para o Enem e estudei em casa, usando um cursinho online”. 

Dicas para uma redação nota mil 

Giovanna deixa bem claro a receita para seu sucesso na redação: dedicação, foco, planejamento, além de prática e revisão de erros. Este foi o caminho traçado por ela para chegar ao triunfo. 

“Eu praticava redação e estudava as anotações que eu possuía sobre a redação uma vez por semana. Quando recebia as correções, eu focava em corrigir os meus erros. Eu já anotava todos os erros que tinha cometido e evitava cometer estes erros nas próximas redações que eu fosse escrever. Acredito que esse foi um grande diferencial, porque acredito que corrigir é mais importante do que fazer tantas redações”. 

Além disso, a estudante conta que dispunha de tempo para os estudos durante todo o dia, mas que preparou metas alcançáveis para as tarefas, além de reservar tempo para o descanso. 

Assista ao vídeo com as dicas

Leia Também: “Não esperava uma nota tão alta”, diz capixaba que tirou mil na redação do Enem