Geral

Empresário fala sobre explosão de casa em Vila Velha: "Dramático"

Glauber Ramos contou o que aconteceu no imóvel e os momentos de tensão do resgate da família. Esposa segue internada na UTI do Hospital Jayme Santos Neves

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem / Folha Vitória

“Dramático, confuso, incerto, perturbador”. Assim podem ser definidos alguns sentimentos vivenciados pela família de Glauber Ramos, de 42 anos, vítima de um desabamento após explosão em Barramares, Vila Velha. O incêndio foi registrado na manhã de sexta-feira (05). 

O Corpo de Bombeiros aponta uma explosão de gás como a principal causa do acidente. Estavam na residência a esposa de Glauber, Miriam Henrique Cândido Ramos, de 40 anos, e as duas filhas do casal, Bianca, de 09 anos e Alícia, de 2. 

A situação mais grave é a da esposa, a dona de casa, Miriam Henrique Cândido Ramos, de 40 anos, teve 74% do corpo queimado. Ela segue internada na UTI do hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

O empresário e a filha Alícia ficaram internados, mas já foram liberados do hospital na sexta-feira. Já Bianca, que chegou a ficar soterrada por uma parede, continua no hospital após ficar com uma queimadura grave na coxa. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista a TV Vitória/ Record TV, Glauber, que teve um corte profundo na cabeça, fraturou a coluna, narrou que visita à esposa todos os dias.

Muito abalado com a situação da família, o empresário consegue ter forças para explicar o ponto a ponto de todos os momentos, registrados na manhã dramática do dia 5 de janeiro. Confira o depoimento: 

Como foi o momento da explosão? 

"O filme fica se repetindo o tempo todo. Lembro que estava deitado, por volta das 6 horas, eu acordei e continuei na cama, em seguida uma explosão bem forte. Começaram a cair coisas em cima de mim. Minha filhinha estava do meu lado, fui proteger ela, levei uma pancada muito forte na cabeça. Logo em seguida me senti preso, não entendi que era o desabamento da casa". 

“Força absurda para tirar entulhos sobre o corpo”

"Tive ma força absurda para tirar as coisas de cima de mim, meu olho não abria, passei a mão, a menina estava lá, saímos dos escombros. Alguém falou para tirar a neném e ela saiu". 

Esposa gritava por socorro 

“Minha esposa me gritava, chamava o meu nome, pedindo por socorro, fui até ela, tirei alguns escombros que estavam sobre ela, algumas pessoas chegaram e falaram: 'termina de tirar a minha esposa!'”

 “Momento mais dramático foi o resgate da minha filha”

"O mais dramático para mim foi a minha filha de 9 anos. O quarto dela ficava atrás da cozinha e a cama dela encostada nessa parede. Eu procurava ela, tirava os escombros com toda a minha força e não encontrava ela. Gritei pelo nome e ela falou 'papai, estou aqui'. Onde encontrei ela por um buraquinho, mas vi que porta do guarda-roupa estava ali. Fiquei não deixando ninguém chegar perto". 

Uma das filhas segue internada com queimadura 

"Durante a explosão, o colchão onde a Bianca estava deitada pegou fogo e isso provocou uma queimadura na coxa. Os médicos estão dando uma atenção maior. Ela tem que tomar anestesia para fazer os curativos e a raspagem, estão mantendo ela internada até mesmo para os cuidados". 

Cabeça confusa com a situação

"A cabeça está confusa, perdemos todos os nossos bens, não ficamos com nada. Conseguimos resgatar algumas roupas, mas praticamente nada temos hoje", descreve. 

“Temos que esperar os próximos passos”

"O que mais me perturba é que a minha esposa está inconsciente, não conseguimos trocar ideias. Ao longo desses 20 anos que estamos juntos a gente conquistou foi sonhando junto. Saber que ela não pode me ajudar a planejar os próximos passos doí muito. Temos que esperar os próximos passos, esperar ela acordar, ela retomando consciência, vamos tentar conversar para se reprogramar", destaca. 

Agradecimento à rede de solidariedade formada 

“Para mim a rede de solidariedade que se formou é surpreendente, quero agradecer todas as mensagens, estamos recebendo as doações com muito carinho. Pessoas de todo o país tem me ajudado, com dinheiro, roupa, a rede de solidariedade é extraordinária”.

Relembre o acidente 

A família foi vítima de um desabamento após explosão em Barramares, Vila Velha. O caso foi registrado na manhã de sexta-feira (05). A principal hipótese é que a explosão que destruiu o imóvel tenha sido provocada por vazamento de gás.

Segundo as primeiras informações, a família preparava o café quando ocorreu a explosão, que provocou o desabamento de parte do imóvel, como informou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Andresa, ao Folha Vitória.

"As pessoas falaram que sentiram um cheiro forte de gás, que provavelmente era um horário que eles estariam fazendo café. Se você tem um gás que vaza e se acumula no ambiente, qualquer fonte de ignição pode provocar explosão. É uma hipótese que só será confirmada após a perícia", explicou a porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Andresa.

LEIA TAMBÉM: Motorista que atingiu casal no ES é autuado por homicídio culposo; o que diz a lei?