Geral

Lenda do samba capixaba está internado após sofrer infarto e AVC

O cantor e compositor Edson Papo Furado, de 84 anos, deu entrada no hospital no inicio do mês e, segundo familiares, já está se recuperando

Carlos Raul Rodrigues Santos *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução Instagram

Uma das lendas do samba capixaba, Edson Papo furado, está internado em um hospital particular de Vitória, depois de ter sofrido um infarto, seguido de uma infecção urinária e um AVC.

O cantor e compositor, de 84 anos, deu entrada no hospital no inicio do mês, e segundo familiares, ele já está se recuperando.

No dia 8 de janeiro, Edson foi ao banco e acabou passando mal. A família informou que ele foi socorrido e levado ao hospital, onde foi constatado que havia sofrido um infarto.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O sambista precisou passar por uma cirurgia de angioplastia, procedimento feito para obstruir as artérias do coração, após entupimento. A cirurgia foi um sucesso e Papo Furado já voltaria à sua rotina.

No entanto, por recomendações médicas, continuou internado no hospital para realizar outros exames. O resultado apontou que ele estava com uma infecção urinária e sofrendo um AVC isquêmico.

"Ele já estava se recuperando quando foi descoberta a infecção urinária, porém percebemos que ele estava muito quieto, com o olhar parado. Foi então que descobrimos o AVC. Papai já é de idade. Desde de novo ele fuma, bebe e tem uma alimentação irregular. Segundo o médico, isso tudo pode ter causado essa série de problemas", disse a filha, Priscila Papo.

Segundo a família, o cantor segue se recuperando e atualmente está entubado, lúcido e recebendo antibióticos. A previsão é que ele saia da entubação na próxima terça-feira (30).

LEIA TAMBÉM: Cesan retoma abastecimento de água no ES, mas fluxo está abaixo do normal

E mesmo diante de todo esse cenário, o sambista não esquece do enredo que ganhou seu coração. A filha do cantor disse que o pai até já perguntou do carnaval.

"Papai diz que a piedade é a igreja dele, o samba é sua religião e para ele a escola de samba é do tamanho do mundo, que não dá para imaginar. Conversei com ele esses dias, e ele me perguntou se está chegando o carnaval e se ele iria desfilar. Eu, claro, disse que sim, mas infelizmente ele não vai poder desfilar nem dar o grito de guerra da escola que é tradição", disse ela.

Edson Papo Furado foi um dos fundadores da escola de samba Unidos da Piedade, do Centro de Vitória, em 1955, além de ter sido o primeiro intérprete da agremiação. Todo ano proclama o grito de guerra.

Em 2023, ele foi o grande homenageado no Prêmio da Música Capixaba, em cerimônia no Teatro da Ufes. Além disso, a história de vida de Papo Furado foi contada no enredo “Sou anjo sim, sou anjo negro", da Mocidade Serrana, no Grupo de Acesso B, nos desfiles das escolas de samba ano passado.

Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Em um publicação nas redes sociais, a família agradeceu as mensagens de amor e carinho que vem recebendo dos admiradores de Papo Furado.


Pontos moeda