Geral

Morre um dos criadores de "Smilinguido", Hialmar D’Haese, aos 69 anos

Ele e a esposa ficaram famosos após a criação do personagem, uma pequena formiga que traz ensinamentos e reflexões da fé cristã para crianças

Sofia Galois *Estagiária

Foto: Divulgação
Hialmar D’Haese é co-criador do personagem "Smilinguido"

Responsável pelas memórias da infância de muitos brasileiros, Hialmar D’Haese, co-criador do personagem "Smilinguido" e sua turma, morreu na última terça-feira (23), na cidade de Toledo, no Paraná.

Hialmar trabalhava com sua esposa, Márcia Marcedo D’Haese, desde 1980. Aos 69 anos, o artista foi sepultado na manhã dessa quarta-feira (24), na mesma cidade.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A causa da morte não foi divulgada pela família, mas o artista enfrentava problemas de saúde. As informações são do Portal Folha Gospel. 

Legado brasileiro 

Natural da República Democrática do Congo, D’Haese casou-se com a brasileira em 1979, com quem teve três filhas. O casal se tornou famoso após a criação do personagem "Smilinguido", a pequena formiga que traz ensinamentos e reflexões da fé cristã para crianças. 

A autoria das histórias é da esposa, que, no entanto, sempre destacou o papel essencial de Hialmar no processo criativo. Em uma entrevista divulgada pela Editora Ultimato, em 2022, Márcia comentou sobre o incentivo do marido. 

“Uma coisa que eu acho bonita no Hialmar é que ele promove o dom das pessoas. Ele promoveu o meu dom. Eu sabia desenhar umas caretinhas nas cartas que compartilhávamos quando eu morava em São Paulo e ele em Curitiba. Eu fazia muitos desenhos nessas cartinhas e ele se inspirava e dizia: ‘isso aqui a gente tem que usar para o reino de Deus’”, disse. 

Juntos, o casal de artistas trabalhou também no desenvolvimento de "Mig e Meg", personagens voltados para pré-adolescentes do mundo cristão.

Entre 1996 a 2010, Hialmar compôs a diretoria da Associação de Editores Cristãos (ASEC), na área editorial brasileira. Em nota, o presidente da entidade lamentou a morte do artista.

“Foi com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do irmão Hialmar D'Haese. Temos a certeza de que a trajetória, memória e todo o legado artístico, intelectual e teológico será resguardado e eternizado com amor por você e sua família. Em nome de todas as editoras associadas à ASEC- Associação de Editores Cristãos, lamentamos sua perda e expressamos nossa solidariedade e condolências a irmã Márcia e filhas, seus familiares e amigos neste momento de dor", escreveu o pastor e atual presidente da instituição, Elton Melo, em uma nota de pesar.