A cobrança do pedágio da Terceira Ponte deixou de existir no dia 22 de dezembro de 2023. Entretanto, para a surpresa de muitos usuários, a taxa está aparecendo para alguns passageiros que utilizam os serviços do aplicativo Uber.
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A situação encaminhada por um leitor à redação do Folha Vitória mostra que, após uma corrida com a plataforma, o valor cobrado teve um acréscimo de R$ 2,80 referente à passagem pelo pedágio da Terceira Ponte. Confira o print realizado:
Ao questionar o Procon do Estado, o órgão explicou que as demandas registradas serão investigadas e a empresa já foi notificada.
“A regularização dos valores praticados compete à fiscalização da Ceturb/ES, conforme Lei Complementar 876/2017. Mas apurada a infração ao Código de Defesa do Consumidor, a empresa pode ser sancionada, nos termos do artigo 56 do CDC”, informou o Procon, por meio de nota.
Como verificar uma cobrança indevida?
No aplicativo da Uber, o usuário deve abrir a aba de “atividade”, onde estão localizadas todas as viagens realizadas recentemente. Após clicar, basta ir para a última viagem que foi feita.
Após, basta clicar em recibo, onde estarão todos os detalhes da corrida.
População pode reclamar no Procon
O Procon destaca que os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda a sexta-feira. Para isso é necessário agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br.
Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.
Também é possível registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.
O Folha Vitória procurou a Uber para comentar o caso. A matéria será atualizada com a reposta da empresa.
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