Caixas de som em praias de Guarapari geram polêmica entre moradores e turistas
Está em vigor desde 2023 a lei que proíbe as caixas de som nas praias da cidade e nas praças dos balneários, salvo quando são autorizados pelo Poder Público
A utilização de caixas de som nas praias de Guarapari voltou a gerar polêmica nos últimos dias entre moradores e turistas. Os objetos são proibidos na cidade, principalmente, no verão, período de alta temporada.
De acordo com a legislação municipal, quem não respeitar, está sujeito a multa de R$ 1.950,00 e o equipamento sonoro é apreendido.
LEIA TAMBÉM:
> Praias de Vitória terão mais 34 guarda-vidas para o verão
> Lei assegura direito ao acesso a cultura a PCDs
> Após festa de Réveillon, 29 toneladas de lixo são recolhidas na orla de Vitória
Porém, há quem discorde da legislação. No TikTok, a mineira Luiza Rodrigues publicou um vídeo criticando a norma.
“Estava tendo uma roda de pagode muito maneira, a praia inteira curtindo, chegaram os guardas municipais pedindo para recolher tudo. E quando falo caixa de som, não é som alto não. São as caixinhas pequenininhas e eles mandam desligar. Aí é isso: verão, praia lotada, pessoal querendo confraternizar, curtir… no silêncio. E a orla também não fornece caixa de música como fazia antigamente. É silêncio total. Uma galera aí curtindo, todo mundo aqui embaixo achando incrível o pagodinho...”, disse no vídeo.
Veja o vídeo:
Por outro lado, quem é morador da cidade reclama da poluição sonora deixada nas praias durante o verão. O advogado Hugo Gaspar mora na Enseada Azul e afirma que a região tem grande potencial turístico, mas a desorganização nas praias é ainda um problema crônico.
"A Enseada Azul em Guarapari é sem dúvida, um dos locais turísticos mais concorrido do ES, conhecida em todo o país. Presenciamos atualmente lançamentos imobiliários padrão cinco estrelas, ao lado de praias lindíssimas. Mas, infelizmente a organização das praias está longe do desejável. O principal transtorno, que está em extinção em várias cidades turísticas, mas por aqui ainda prospera são as caixas de som que tocam em altíssimos decibéis na areia da praia. Nos finais de semana são centenas de caixas tocando ao mesmo tempo músicas diferentes, transformando um paraíso num local turisticamente inadequado", disse.
O que diz a lei?
Está em vigor desde 2023 a lei que proíbe as caixas de som nas praias da cidade e nas praças dos balneários, salvo quando são autorizados pelo Poder Público.
"Só é permitido eventos em propriedades particulares desde que dentro dos níveis de decibéis permitidos e com a prévia autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapari", diz a página do Disque Silêncio do município.
A vedação ocorre no período de alta temporada, que compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro, março e julho. As caixas de som também são proibidas nos feriados prolongados e em dias de grande número de banhistas.
Quem descumprir está sujeito a multa de R$ 1.950,00 e o equipamento sonoro é apreendido.
A Prefeitura de Guarapari orienta a quem observar alguma irregularidade ligar para o Disque Silêncio, no número (27) 99905-6397.