Geral

Defesa Civil alerta para chuvas fortes no ES e cheia do Rio Doce

Uma coletiva foi realizada durante a tarde desta terça-feira (07) e deu instruções para a população das áreas de risco no Espírito Santo

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas intensas previstas para todos os municípios do Estado do Espírito Santo. O alerta é válido desta terça-feira (07) até a quinta-feira (09). 

Em virtude das fortes chuvas, a Defesa Civil também alertou para uma possível cheia do Rio Doce, no Norte. Segundo o órgão, o rio poderá atingir 3,20 metros no nível de atenção no município de Linhares. 

Leia também:

> VÍDEO | Ruas viram rio com correnteza em Jardim América

> VÍDEOS | Temporal alaga ruas, deixa veículos submersos e trânsito caótico na Grande Vitória

> ES recebe alertas para chuva intensa e ventos de até 100 km/h

Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), às 14h desta terça-feira, o rio atingiu a cota de alerta com nível 302 centímetros em Linhares.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
"Na noite de hoje, no dia 7, está previsto que ele atingir a cota de 3,20, ainda na cota de alerta, abaixo da cota de atenção. Mas as chuvas indicam que esse valor deve subir", alerta Rafael Wolfgramm. 

Já no município de Colatina é destacado que o rio está no valor de 4 metros. “A cidade é um pouco mais alta e o relevo um pouco mais acentuado. Ele ainda não atingiu a cota de alerta, mas o volume segue subindo”.

“Atenção deve ser redobrada nas pequenas bacias”

Ainda segundo Rafael Wolfgramm, a tendência é de que a água se infiltre menos no solo e será levada para as calhas dos rios, principalmente por conta do relevo na região.

"No Sul, a gente pede atenção mais redobrada, principalmente nas pequenas bacias, nos pequenos rios, pois eles tendem a ter um volume de vazão acumulado muito rápido", disse. 

Defesa Civil orienta que população de áreas de risco fique preparada 

Durante a coletiva, a major Lorena, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo também deu orientações essenciais para a população que mora em áreas de risco no Estado. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A recomendação principal é sempre deixar o local afetado o mais breve possível e buscar um local seguro como, a casa de parentes, amigos ou abrigos. Também deixar documentos importantes separados. 

"É importante que a população tenha já guardado os seus documentos, itens pessoais importantes separados, para o caso de uma rápida necessidade de retirada de sua residência", destaca a Major.
Além disso, a major Lorena também dá instruções de segurança para a população.
-Evitar ´áreas de alagamento, transitar por áreas já conhecidas na cidade de alagamentos,
-Evitar cruzar corredeiras. "A vazão e a corredeira tem força suficiente para derrubar e levar uma pessoa;
-Evitar trafegar de carro ou outros automóveis em áreas alagadas. "Dependendo da altura da lâmina de água, não tentem atravessá-las"

Previsão do tempo é de mais chuva no ES

A chuva já era prevista e há um alerta vigente de perigo e potencial perigo de chuva intensa para todos os municípios capixabas até a manhã de quarta-feira (8). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo o Inmet, o acumulado de chuva pode chegar a 60 milímetros por hora. Também há previsão de ventos intensos de até 100 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A orientação do instituto é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.