Geral

Defesa Civil alerta para chuvas fortes no ES e cheia do Rio Doce

Uma coletiva foi realizada durante a tarde desta terça-feira (07) e deu instruções para a população das áreas de risco no Espírito Santo

Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas intensas previstas para todos os municípios do Estado do Espírito Santo. O alerta é válido desta terça-feira (07) até a quinta-feira (09). 

Em virtude das fortes chuvas, a Defesa Civil também alertou para uma possível cheia do Rio Doce, no Norte. Segundo o órgão, o rio poderá atingir 3,20 metros no nível de atenção no município de Linhares. 

Leia também:

> VÍDEO | Ruas viram rio com correnteza em Jardim América

> VÍDEOS | Temporal alaga ruas, deixa veículos submersos e trânsito caótico na Grande Vitória

> ES recebe alertas para chuva intensa e ventos de até 100 km/h

Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), às 14h desta terça-feira, o rio atingiu a cota de alerta com nível 302 centímetros em Linhares.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

“Na noite de hoje, no dia 7, está previsto que ele atingir a cota de 3,20, ainda na cota de alerta, abaixo da cota de atenção. Mas as chuvas indicam que esse valor deve subir”, alerta Rafael Wolfgramm. 

Já no município de Colatina é destacado que o rio está no valor de 4 metros. “A cidade é um pouco mais alta e o relevo um pouco mais acentuado. Ele ainda não atingiu a cota de alerta, mas o volume segue subindo”.

“Atenção deve ser redobrada nas pequenas bacias”

Ainda segundo Rafael Wolfgramm, a tendência é de que a água se infiltre menos no solo e será levada para as calhas dos rios, principalmente por conta do relevo na região.

“No Sul, a gente pede atenção mais redobrada, principalmente nas pequenas bacias, nos pequenos rios, pois eles tendem a ter um volume de vazão acumulado muito rápido”, disse. 

Defesa Civil orienta que população de áreas de risco fique preparada 

Durante a coletiva, a major Lorena, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo também deu orientações essenciais para a população que mora em áreas de risco no Estado. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A recomendação principal é sempre deixar o local afetado o mais breve possível e buscar um local seguro como, a casa de parentes, amigos ou abrigos. Também deixar documentos importantes separados. 

“É importante que a população tenha já guardado os seus documentos, itens pessoais importantes separados, para o caso de uma rápida necessidade de retirada de sua residência”, destaca a Major.

Além disso, a major Lorena também dá instruções de segurança para a população.

-Evitar ´áreas de alagamento, transitar por áreas já conhecidas na cidade de alagamentos,
-Evitar cruzar corredeiras. “A vazão e a corredeira tem força suficiente para derrubar e levar uma pessoa;
-Evitar trafegar de carro ou outros automóveis em áreas alagadas. “Dependendo da altura da lâmina de água, não tentem atravessá-las”

Previsão do tempo é de mais chuva no ES

A chuva já era prevista e há um alerta vigente de perigo e potencial perigo de chuva intensa para todos os municípios capixabas até a manhã de quarta-feira (8). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Segundo o Inmet, o acumulado de chuva pode chegar a 60 milímetros por hora. Também há previsão de ventos intensos de até 100 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A orientação do instituto é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória