As chuvas fortes que atingiram o Espírito Santo nesta semana fizeram mais de 1 mil moradores de 23 cidades capixabas terem que sair de suas casas.
O município com mais pessoas afetadas foi Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Estado, com 255 desalojados. Já em Sooretama, na região Norte, são 200 desalojados e 25 desabrigados.
LEIA TAMBÉM:
> Altura da água chega a 70 cm e moradores deixam casas em Colatina
> Jovem morre após se afogar em represa em Alto Rio Novo
> VÍDEO | Jovem que viralizou ao lamentar 10º ano de cursinho passa para Medicina
Os números constam no último boletim extraordiário da Defesa Civil Estadual atualizado às 17 horas deste sábado (11). São ao todo 903 desalojados e 207 desabrigados. Uma pessoa ficou ferida em Santa Leopoldina.
Vale destacar que desabrigado é quando a pessoa precisa abandonar sua casa e necessita de abrigo por parte do poder público. Já o desalojado também teve que sair do imóvel, mas conseguiu se hospedar na casa de familiares, amigos ou conhecidos.
Por conta das consequências severas provocadas pelos temporais dos últimos dias, os prefeitos de Santa Leopoldina, Irupi, Alegre e Rio Bananal decretaram situação de emergência.
Em Aracruz, nesta sexta-feira (10), foi identificado o início de rompimento de uma pequena barragem, mas ações foram realizadas para aliviar o volume de água.
Também na sexta, em Cariacica, os muros de duas casas desabaram. Houve também queda do muro de um galpão em Rio das Farinhas e a queda de duas árvores causou danos ao telhados de imóveis na cidade.
Já em Iúna, na Região do Caparaó capixaba, uma cratera se abriu na rodovia ES-185 e causa transtornos aos motoristas que precisam trafegar na via.
No Noroeste do Espírito Santo, vários moradores de Colatina viram a água atingir o nível de 70 centímetros dentro de suas casas. O Rio Santa Maria, que corta parte do município, subiu e fez com que 23 pessoas ficassem desalojadas.
Para os próximos dias, a previsão aponta para mais temporais no Espírito Santo. Neste sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuva forte para 60 cidades capixabas.
Veja a lista por cidade das pessoas afetadas pelas chuvas:
Alto Rio Novo – 4 desalojados
Aracruz – 23 desalojados
Barra de São Francisco – 15 desalojados
Cachoeiro de Itapemirim – 255 desalojados
Cariacica – 17 desalojados
Colatina – 23 desalojados
Governador Lindenberg – 22 desabrigados
Irupi – 100 desalojados e 23 desabrigados
Itarana – 12 desalojados
Iúna – 12 desalojados
João Neiva – 9 desabrigados
Laranja da Terra – 7 desalojados
Linhares – 7 desalojados e 6 desabrigados
Mimoso do Sul – 28 desalojados e 2 desabrigados
Muniz Freire – 6 desalojados
Rio Bananal – 16 desalojados
Santa Leopoldina – 110 desalojados e 1 ferido
Santa Maria de Jetibpa – 15 desalojados
Santa Teresa – 47 desalojados
São Domingos do Norte – 5 desabrigados
Sooretama – 200 desalojados e 25 desabrigados
Venda Nova do Imigrante – 6 desalojados
Viana – 115 desabrigados