Geral

Ponte da Madalena será reinaugurada na Barra do Jucu no próximo sábado

Parte da estrutura foi destruída em 2017, durante fortes chuvas. Ponte ficou famosa na voz de Martinho da Vila, no samba "Madalena do Jucu"

Lucas Gaviorno *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Após sete anos de espera, a famosa Ponte da Madalena, localizada na Barra do Jucu, em Vila Velha, será reinaugurada no próximo sábado (18), juntamente com uma ciclovia com três quilômetros de extensão.

A data, que havia sido anunciada no dia de sua posse, foi confirmada pelo prefeito do município, Arnaldinho Borgo, nas redes sociais.  Ele também informou que haverá uma "pedalaço" para a inauguração da nova ciclovia e novo calçadão, que irá ligar o bairro Jockey de Itaparica à Barra do Jucu. A programação vai começar às 8 horas.

LEIA TAMBÉM:

ES tem novo alerta para chuvas intensas; veja as cidades

Filhote de jacaré é encontrado morto em lixeira de terminal do Transcol

Lei que proíbe celular nas escolas é sancionada; veja como funciona no ES

A ordem de serviço para a reconstrução da ponte havia sido assinada no dia 1° de novembro de 2023. 

A Ponte da Madalena é considerada um dos principais pontos turísticos de Vila Velha e um marco da identidade cultural da comunidade da Barra do Jucu.

Foto: Divulgação/PMVV
Ponte da Madalena

Parte da estrutura foi destruída no dia 3 de dezembro de 2017, durante fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo e que provocaram uma grande cheia no Rio Jucu.

A ponte foi construída em 1896, com vigas de madeira. Ela ficou famosa em todo o Brasil por ser a musa inspiradora de Martinho da Vila, para o samba "Madalena do Jucu", lançado em 1989.

Foto: Comunicação/PMVV
Projeto da Ponte da Madalena

Em 2015, a Ponte da Madalena passou por um processo de reestruturação, se tornando o portão de entrada do Parque Natural Municipal de Jacarenema.

*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel