
Após sete anos de espera, a famosa Ponte da Madalena, localizada na Barra do Jucu, em Vila Velha, será reinaugurada no próximo sábado (18), juntamente com uma ciclovia com três quilômetros de extensão.
A data, que havia sido anunciada no dia de sua posse, foi confirmada pelo prefeito do município, Arnaldinho Borgo, nas redes sociais. Ele também informou que haverá uma “pedalaço” para a inauguração da nova ciclovia e novo calçadão, que irá ligar o bairro Jockey de Itaparica à Barra do Jucu. A programação vai começar às 8 horas.
LEIA TAMBÉM:
ES tem novo alerta para chuvas intensas; veja as cidades
Filhote de jacaré é encontrado morto em lixeira de terminal do Transcol
Lei que proíbe celular nas escolas é sancionada; veja como funciona no ES
A ordem de serviço para a reconstrução da ponte havia sido assinada no dia 1° de novembro de 2023.
A Ponte da Madalena é considerada um dos principais pontos turísticos de Vila Velha e um marco da identidade cultural da comunidade da Barra do Jucu.
Parte da estrutura foi destruída no dia 3 de dezembro de 2017, durante fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo e que provocaram uma grande cheia no Rio Jucu.
A ponte foi construída em 1896, com vigas de madeira. Ela ficou famosa em todo o Brasil por ser a musa inspiradora de Martinho da Vila, para o samba “Madalena do Jucu”, lançado em 1989.
Em 2015, a Ponte da Madalena passou por um processo de reestruturação, se tornando o portão de entrada do Parque Natural Municipal de Jacarenema.
*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel