Geral

Rio Doce em Linhares sobe quase 40cm e fica perto da cota de inundação

O nível, segundo a última atualização, está em 323cm, sendo que a cota de inundação é de 345cm

Foto: Divulgação / Prefeitura de Linhares

O Rio Doce, maior rio que banha o Espírito Santo, está perto da cota de inundação com as fortes chuvas dos últimos dias, especialmente após a tempestade de terça-feira (07) em Linhares, na região Norte do Estado.

O nível, segundo a última atualização, às 9 horas desta quarta-feira (08), estava em 323cm. No mesmo horário no dia anterior, o nível estava 287cm, o que representa uma elevação de 36cm. 

Leia também:

> Chuva no ES: mais de 250 pessoas estão fora de casa após temporal

> VÍDEO | Estrada vira rio em Guarapari e causa desespero em moradores

> Chuva no ES: ruas inundadas e casas invadidas pela água em Rio Bananal

Para se ter uma ideia, o nível considerado a cota de inundação é 345cm. Os dados são do Serviço Geológico do Brasil (SGB), usado como parâmetro pela Defesa Civil Estadual.

Portanto, o nível do rio está na cota de alerta. A cidade de Linhares foi uma das que mais registraram acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 54mm. 

Foto: Serviço Geológico do Brasil (SGB)

Alerta vermelho para mais chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alerta de chuva intensa para o Espírito Santo. Um dos avisos, indicado na cor vermelha, é de grande perigo. Segundo o Instituto, o volume de chuva pode passar de 60 mm/h ou ficar acima de 100 mm/dia.

Há possibilidade de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas. O alerta é válido para 48 cidades até a manhã de quinta-feira (9).

São 257 pessoas que estão fora de suas casas após as fortes chuvas desta terça-feira (07). Destaca-se a cidade de Rio Bananal, região Nordeste do Estado, com 200 pessoas desalojadas e 25 desabrigadas.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).