Geral

Santa Teresa: prefeito diz que dragagem de rios reduziu danos das chuvas

Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil, na região, o rio está atingindo cota de inundação da sede da cidade e algumas casas de população ribeirinha

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem / Folha Vitória

A forte chuva que atingiu Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, fez com que os rios atingissem a cota de inundação. Segundo o prefeito Kleber Médici, foi realizada uma dragagem dos rios Timbuí e Vargem Alegre, que contribuiu com a vazão da água.

Por meio do Boletim Extraordinário, a Defesa Civil informou que, na região, o rio está atingindo cota de inundação da sede da cidade e algumas casas de população ribeirinha. 

Leia também: 

> Água com lama: Cesan suspende abastecimento em bairros de 5 municípios do ES

> Mais de 210 pessoas desalojadas em Cachoeiro após Rio Itapemirim transbordar

> Perdeu a placa do carro na chuva? Detran dá orientações do que fazer

Durante entrevista ao Folha Vitória, o prefeito destacou que a chuva atingiu o município em um curto período, fazendo com que a cidade ficasse alagada. 

"Alagou nossos bairros e no interior também, alagando algumas casas. Também tivemos algumas barreiras espalhadas, mas conseguimos desbloquear e todas as vias de chegada ao município estão liberadas", destacou o prefeito. 

Ainda de acordo com Médici, em Santa Teresa foram registrados: 17 desalojados e 5 desabrigados. Até o momento, as regiões mais afetadas pela chuva foram: Várzea Alegre e o distrito de Santo Antônio.

Também foram registrados alagamentos nos bairros: Vila Nova, Dois Pinheiros e Centenário. 

Rios da região são monitorados 

O prefeito informou que os principais rios que cortam a região são monitorados pela Defesa Civil e pela Prefeitura de Santa Teresa. 

"Vamos continuar com equipes de obras em plantão durante essa noite, se por ventura for registrada alguma diferença no nível do rio a gente vai comunicar a população", disse o prefeito. 

Defesa Civil acionou plano de contingência 

Diante da situação, a Defesa Civil Municipal acionou o Plano de Contingência que está em ação. Os pontos de abrigo, no caso de risco de inundações e deslizamento de terra, são: 

-SEDE: na quadra de Esporte da Vila Nova e na Escola Ethevaldo Damazio
-SANTO ANTÔNIO DO CANAÃ: Escola Visconde de Inhaúma
-VÁRZEA ALEGRE: Escola Sebastião José Pivetta