A Prefeitura da Serra lançou o projeto “Praia Sem Barreiras” neste sábado (11), às 9 horas, na praia de Jacaraípe. A iniciativa promove a inclusão e acesso ao banho de mar para pessoas com deficiência (PCDs) e mobilidade reduzida.
O projeto está previsto para funcionar de terça a domingo, das 8h às 17h, até o dia 2 de maio, próximo ao Hotel Praia Linda. Ele conta com cadeiras anfíbias com cintos de segurança ajustáveis, encostos e apoios cervicais para possibilitar a entrada no mar.
LEIA TAMBÉM:
Lama em rio prejudica abastecimento de água em Cariacica
Kickboxing, tênis e show de Tomate agitam Arena de Verão neste sábado
Helena e Gael lideram os nomes mais registrados no ES em 2024
O Praia Sem Barreiras disponibiliza o acompanhamento de profissionais como guarda-vidas e professores de educação física para o público. Além disso, a ação tem uma estrutura montada na praia de Jacaraípe, com escritório, espaço de convivência e banheiros acessíveis.
O serviço vai funcionar por meio de agendamento ou livre demanda, comparecendo no estande do projeto em Jacaraípe. A forma de agendamentos ainda será divulgada no site da prefeitura.
A prefeitura informou que poderão ser realizados novos agendamentos, caso a demanda exceda a capacidade de atendimento.
Vitória e Vila Velha também possuem projetos semelhantes. Na capital, o “Projeto Praia Acessível” funciona às sextas e sábados em frente à Guarderia na Curva da Jurema e aos domingos em Jardim Camburi, entre a arena de beach soccer e o parque kids. O projeto funciona das 8h às 13h e não precisa de agendamento.
Já no município Canela Verde, o projeto “Praia Legal” recebe PCDs e pessoas com mobilidade reduzida de sexta a domingo, das 8h às 16h, durante todo o ano. No verão, a ação é ampliada e ocorre todos os dias, de 8h às 17h. O projeto fica na Curva da Sereia, na Praia da Costa.
Na Serra, o Praia Sem Barreiras é realizado pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) do município, em parceria com a Associação Latina de Desenvolvimento Esportivo Cultural e Ambiental (ALDEEA).
“Estamos muito felizes de colocar em prática essa ação. É essencial para assegurar que pessoas com deficiência e baixa mobilidade possam desfrutar das praias de forma segura e digna”, destacou o prefeito da Serra, Weverson Meireles.
Uma das participantes do projeto, Maria da Penha Favero, celebrou a implementação da iniciativa na Serra.
“Será um dia de celebração. O Praia Sem Barreiras é uma realidade”, afirmou.