Vila Velha e Cariacica serão ligadas por corredor exclusivo de ônibus
Além da via exclusiva para ônibus, o plano prevê construção de ciclovia da Terceira Ponte até Cariacica e dois viadutos. Obras devem começar ainda em 2025
As cidades de Vila Velha e Cariacica serão interligadas por um corredor exclusivo para ônibus, com ciclovia integrada, a partir de 2027. Essa é a previsão do Governo do Estado, que lançou o edital para o Corredor Metropolitano Sul Expresso na manhã desta quinta-feira (09). As obras devem ser iniciadas ainda neste ano.
Com um investimento de R$ 318 milhões e financiamento pelo BNDES, o plano contará também com dois novos viadutos, 12 plataformas de ônibus e ciclovia que liga a Terceira Ponte com Cariacica pela Avenida Carlos Lindenberg. Após a licitação, a empresa contratada terá quatro meses para a elaboração do projeto e 20 meses para a execução.
Leia também:
Parque do Canal da Costa terá academia, quadras e área para cães
Chuva derruba muro de unidade de saúde em Vargem Alta
Rio transborda e deixa Santa Leopoldina debaixo d'água
O novo corredor terá 6,5 quilômetros de extensão, iniciando na Glória, em Vila Velha, com a primeira estação em frente ao Terminal do Ibes, e será finalizado no Terminal de Jardim América, em Cariacica.
Durante o anúncio, o secretário estadual de mobilidade e infraestrutura, Fábio Damasceno, informou que os dois viadutos construídos terão 530 metros cada e serão ligados à Segunda Ponte. A ideia é conectar a região de Jardim América, em Cariacica, diretamente à Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha.
Além disso, serão seis estações de ônibus com 12 plataformas (duas plataformas cada). Todas ficarão localizadas ao longo do canteiro central da Lindenberg. Mesmo com a nova via, segundo o secretário, a avenida continuará com três vias para o tráfego de veículos. No espaço onde estarão as plataformas, as pistas serão reduzidas para duas.
Não será necessária nova frota de ônibus para a circulação do expresso. Os veículos que passarão pela via terão uma identificação visual. O novo corredor deve reduzir o tempo no trânsito pela metade, conforme informou o secretário.
“Hoje, na Lindenberg, temos uma média de 10km/h, dependendo do horário. Com o corredor exclusivo, você sai dessas interferências com o trânsito. Você chega a quase 25km/h de média. É o dobro, ou seja, você diminui pela metade o tempo de viagem da população. Quem usar a linha que vai de Jardim América pela Terceira Ponte, por exemplo, vai ganhar mais de uma hora e meia”, disse.
As obras de infraestrutura para conectar as vias das cidades ao novo expresso serão realizadas pelas Prefeituras de Vila Velha e Cariacica.