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Protesto de motoristas de aplicativos acaba, mas trânsito continua complicado em Vitória

Vias de acesso à Terceira Ponte apresentam grande retenção de veículos

Foto: Leitor/Gabriela Soares

Um grupo de motoristas de aplicativos deixou a Avenida Américo Buaiz, próximo a Assembléia Legislativa do Espírito Santo, após interditar duas faixas da avenida no sentido Centro de Vitória. Os manifestantes subiram a Terceira Ponte rumo a Vila Velha, onde  percorreram ruas do município e voltaram para a Capital capixaba. O ato acabou por volta das 18h30, mas o trânsito continua complicado nas vias de acesso à Terceira Ponte, em Vitória.

Em Vila Velha, um acidente na avenida Lindenberg, na altura de Cobilândia, também está deixando o trânsito lento no início desta noite, mas essa ocorrência não tem a ver com o protesto.

O protesto

O protesto começou por volta de 14 horas da tarde desta terça-feira e o trânsito ficou complicado na região. Motoristas relataram que estão parados há cerca de 40 minutos. A Guarda Municipal de Trânsito não foi informada sobre a rota da manifestação. 

O ato reivindicou melhores condições de segurança para a profissão. O presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo, Luiz Fernando Muller, ressalta que a violência sofrida pelo setor tem aumentado. “Quando o serviço de carros de aplicativo chegou à Grande Vitória, sofríamos assaltos. Hoje, também somos vítimas da insegurança”, disse.

Por volta das 18h10, Luiz também conversou com a reportagem do Folha Vitória e informou que os motoristas estavam descendo lentamente a Terceira Ponte para se concentrar na Praça do Papa, na Enseada, a fim de fazer uma reunião apresentando as reivindicações.

O caso

Desde domingo (16), duas pessoas foram esfaqueadas e tiveram o carro roubado. Um homem de 64 anos morreu e um outro de 40 anos está internado em estado grave.

A Polícia Civil afirmou que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), e até o momento nenhum suspeito foi detido.

Sobre as reivindicações dos motoristas, a Secretaria de Segurança afirmou, por meio de nota, que não recebeu pedidos oficiais de agenda da categoria, mas destaca que está à disposição dos trabalhadores para o debate da melhoria da segurança. Veja a nota completa abaixo.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (Sesp) informa que não recebeu, até o momento, nenhum pedido oficial de agenda da categoria, mas destaca que está à disposição dos trabalhadores para o debate da melhoria da segurança. Todos os casos de crimes cometidos contra motoristas de aplicativo são investigados e prisões foram realizadas em casos anteriores, pela Polícia Civil, responsável pela apuração. Além disso, a Polícia Militar faz abordagens frequentes a veículos na Grande Vitória, com dificuldade de identificar especificamente carros de aplicativo, que, em tese, trabalham com o transporte de desconhecidos, que geralmente se passam por passageiros para cometimento de crimes. Destacamos que também cabe às empresas fornecerem maneiras de proteção aos seus funcionários e o debate deve ser ampliado para elaboração de métodos mais eficazes de proteção aos motoristas.

Em nota, a Uber, empresa pela qual a vítima fazia a corrida, reiterou que segurança é prioridade para a empresa. Confira a nota completa abaixo.

Nota
Manifestamos nossos sentimentos de profundo pesar com a morte do motorista parceiro. A Uber se solidariza com a família neste momento tão difícil e se coloca à disposição para colaborar com as investigações. Esperamos que as autoridades tragam os responsáveis à justiça o mais rapidamente possível.
Segurança é prioridade para a Uber e a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, tornar a plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Hoje uma viagem pelo aplicativo já inclui ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros.
Antes
O aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados na base de dados do Serasa. A ferramenta que faz essa verificação, denominada U-Check, foi anunciada em 2019, como primeiro projeto entregue pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico instalado pela Uber em São Paulo – o primeiro da empresa na América Latina, com foco em segurança.
A informação sobre essa opção de pagamento também é exibida na tela do aplicativo de quem está atrás do volante antes que o usuário entre no carro, assim como a região do destino final e a nota do usuário no aplicativo. Também está em teste em algumas cidades do país a opção do aplicativo em que o motorista pode escolher não receber chamadas para viagens com pagamento em dinheiro.
Além disso, a Uber utiliza no Brasil o recurso de machine learning. Esta ferramenta usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados e bloqueia as viagens consideradas potencialmente mais arriscadas, a menos que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação.
O aplicativo da Uber permite ainda que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros sinalizando motivo de segurança quando não se sentirem confortáveis.
Durante
Na Uber, todas as viagens são registradas por GPS. Usuários e motoristas sabem que há registro das viagens. Caso aconteça uma parada longa e não prevista na rota, a Uber pode iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte e direcionando-o às ferramentas de segurança.
Desde 2018, tanto o aplicativo do usuário quanto dos motoristas parceiros foram atualizados com o lançamento do botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma. Assim, ao longo do trajeto, usuários e motoristas parceiros podem compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem desejarem. O recurso também oferece a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app.
Depois
Em todas as viagens, tanto os motoristas parceiros quanto os usuários estão cobertos por um seguro da Uber para acidentes pessoais.
Usuários e motoristas podem e devem avaliar um ao outro depois de cada viagem, de forma anônima. Uma equipe monitora essas informações e pode banir da plataforma usuários ou motoristas que tiverem uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos e condições de uso ou o código de conduta da comunidade, como por exemplo, comportamento inapropriado ou perigoso.
Os motoristas parceiros contam ainda com um número de telefone 0800 para registrar casos de emergência e solicitar apoio da Uber depois que tiverem comunicado às autoridades e estiverem em segurança.
Anúncios mais recentes
Doc Scan – Com o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, a Uber começa a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil no primeiro semestre de 2020.
Gravação de áudio – Motoristas parceiros e usuários de algumas cidades do país já tem a opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, em algumas regiões. Concluída a viagem, se desejarem informar algum problema, podem também encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a Uber tem acesso – se o arquivo for compartilhado com a empresa. O arquivo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.