A intensidade da chuva diminuiu na Grande Vitória, mas a região Sul do Espírito Santo continua registrando grandes acumulados. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, no município de Apiacá choveu 101.40 milímetros em 24 horas, no período encerrado às 6 horas desta sexta-feira (19). Foram registrados grandes acumulados também em Bom Jesus do Norte (88.40mm), Irupi (82.40mm), Ibitirama (81.80 mm) e São José do Calçado (72.60 mm).
Além disso, sete pessoas continuam fora de suas casas no Espírito Santo, sendo três em Iúna, devido ao destelhamento de uma residência, e quatro em Vila Velha, por conta do desabamento de parte de uma construção abandonada que atingiu o muro de uma casa.
Leia também: Chuva deixa bairros debaixo d’água na Grande Vitória e no interior. Veja os vídeos!
O número de municípios que estão sob risco moderado de deslizamentos subiu para oito, de ontem para hoje: Santa Leopoldina, na região Serrana; Bom Jesus do Norte, Apiacá e Ibitirama, no Sul; e Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha, na Grande Vitória. A classificação de risco é moderada.
Previsão do tempo
Assim ocorreu nos últimos dias, o fim de semana dos capixaba promete ser de chuva. Nesta sexta-feira, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), aumenta as nuvens e deixa o tempo instável. Há previsão de chuva ao longo do dia, mas em forma de pancadas com trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento entre a tarde e a noite.
Já no sábado (20), o tempo fica fechado e a previsão é de chuva ao longo do dia, podendo ocasionar grandes acumulados. Além disso, a temperatura diurna diminui em todas as regiões capixabas. Para o domingo (21), a previsão também é de chuva e o dia segue com muitas nuvens em todo o Estado.