Geral

Após temporal, ES tem novo alerta laranja para chuvas intensas em todas as cidades

Pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Leonardo Amaral

Conforme previsto por institutos de meteorologia, grande parte do Espírito Santo foi atingida por fortes chuvas na noite desta terça-feira (01). Para esta quarta (02), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas em todo o Estado.

Conforme o alerta, válido até as 10 horas desta quinta (03), pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de registros de ventos intensos de até 100 km/h. 

Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Reprodução / INMET

Na Grande Vitória, houve registros de alagamentos, principalmente na Serra, Cariacica, Vila Velha e Viana.

Segundo a Defesa Civil, a cidade onde mais choveu em 24 horas, até as 6 horas desta quarta (02), foi Muqui, no Sul do Espírito Santo. O município registrou um acumulado de 95 milímetros. Na sequência, está Serra, onde choveu 81.12 mm.

As fortes chuvas deixaram 11 cidades capixabas em alerta de deslizamento de terra e de alagamentos: Água Doce do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Muqui, Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul, Serra, Cariacica, Anchieta e Aracruz.

Vias ficaram alagadas na Grande Vitória

Depois de um dia de forte calor e temperaturas altas, a chuva que atingiu bairros da Grande Vitória, na noite desta terça deixou diversos locais alagados. Em Cariacica e em Vila Velha, moradores registraram chuva, raios, trovões e relâmpagos.

No bairro Porto de Santana, ruas viraram rios. Ônibus e carros de passeio tinham dificuldades para passar. A BR 262, em frente ao Shopping Moxuara, também teve pontos de alagamento e vários motoristas ilhados. 

No Terminal de Campo Grande, as plataformas usadas pelos ônibus também ficaram alagadas.