“Calortina”? “Caloreiro do Itapemirim”? Nem uma e nem outra. A cidade que registrou a maior temperatura do Brasil nesta segunda-feira (31), último dia de janeiro é do Espírito Santo: Ecoporanga.
De acordo com a Climatempo, a cidade, que fica no Noroeste do Estado registrou a marca de 37,5ºC. Enquanto isso, no mesmo dia, Vitória bateu o recorde de calor para o ano de 2022.
Na capital capixaba, a tarde desta segunda foi a mais quente do ano, com a temperatura máxima de 35,5°C, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 35,1°C, em 12 de janeiro.
O Espírito Santo foi um dos locais mais quentes do Brasil no último dia de janeiro. Veja as cinco cidades mais quentes no Estado nesta segunda-feira.
Ecoporanga: 37,5°C
Marilândia: 37,0°C
Nova Venécia : 35,8°C
Linhares: 35,7°C
Presidente Kennedy e Vitória: 35,5°C
Fevereiro deve ser de chuva acima da média no ES
De acordo com a previsão do Climatempo, as áreas de instabilidade voltaram a se espalhar sobre o Espírito Santo e persistem ao longo da semana. A chuva será frequente e há risco de chuva forte, incluindo a Grande Vitória
A chegada de uma frente fria ao litoral capixaba na quarta-feira (02) vai ajudar a intensificar as áreas de instabilidade.
A atuação do fenômeno Lã Niña continua neste mês de fevereiro. Na região do Vale do Rio Doce os volumes vão ficar em torno de 50mm acima do normal no Espírito Santo.