Geral

Condomínios no ES devem exigir passaporte de vacina para festas

Nova portaria foi publicada pelo governo do Estado e determina que visitantes que estiverem em áreas de lazer comprovem que estão vacinados contra a covid-19

Passaporte vacinal precisa ser apresentado para acesso a festas em condomínios no Espírito Santo

Com o avanço da imunização contra a covid-19, o chamado passaporte da vacina tem sido exigido para que as pessoas possam ter acesso a eventos, bares, restaurantes, repartições públicas e outros espaços. No Espírito Santo, o documento agora também precisa ser apresentado em condomínios, para que visitantes tenham acesso aos eventos realizados nas áreas de lazer.

A nova determinação consta em uma portaria publicada na última sexta-feira (28) em uma edição extra do Diário Oficial do Estado. De acordo com a normativa, nas festas em áreas comuns dos condomínios, os convidados precisarão comprovar que estão vacinados contra a covid-19.

LEIA TAMBÉM: Covid-19: veja regras para comércio, bares e restaurantes em cidades do ES que foram para risco moderado

"Os condomínios passam a ter a responsabilidade de estar divulgando aos demais condôminos que existe essa exigência para apresentação do passaporte vacinal de cada convidado de um evento que for realizado, assim como desses moradores que estiverem presentes no próprio evento deles", explicou Cristiane Lyrio, síndica de um prédio na Praia do Canto, em Vitória.

Ela conta que a medida tem dividido opiniões entre os moradores do condomínio. "Existem pessoas que entendem essa necessidade, existem outras pessoas que discordam, assim como existem várias regras e leis que a gente discorda e também temos que seguir", frisou.

Exigência faz parte de uma portaria publicada pelo governo do Estado na semana passada

A exigência vale para todos os municípios capixabas, independentemente da classificação da cidade no mapa de risco. A portaria garante que haverá fiscalização do Estado e dos municípios, mas não é clara quanto a eventuais punições aos condomínios que não seguirem a regra.

Para o Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios do Espírito Santo (Sipces), há dúvidas sobre como a medida vai funcionar na prática.

"É muito difícil por três situações: muitos condomínios não têm porteiros; vários condomínios, além de não terem porteiros, a portaria é eletrônica, onde cada condômino tem a sua senha; e outros condomínios têm portaria virtual. Nessas três situações não tem quem controle entrada e saída presencialmente — eu posso ter até de forma virtual. E nos condomínios que têm porteiros, a função do porteiro não é cobrar passaporte. Eu acho que, se tiver que cobrar passaporte, essa obrigação teria que ser do condômino que está utilizando a área de festas", opinou o presidente do sindicato, Gedaias Freire da Costa.

Áreas de lazer dos condomínios só podem ser utilizadas por quem está com a vacinação em dia

Em festas em áreas comuns nos prédios, é recomendado seguir todos os protocolos de segurança, como usar máscaras e, claro, ter tomado a vacina.

"Cobrar vacinação é um ato solidário, é um ato de humanidade, é um ato de preocupação com os outros. Porque se todos estamos com a vacinação em dia, a gente cria uma imunidade de rebanho, que torna muito difícil que as pessoas adoeçam gravemente", ressaltou o médico infectologista Lauro Pinto.

Para tirar o passaporte da vacina, basta acessar o site www.vacinaeconfia.es.gov.br ou pelo aplicativo ConecteSUS. O comprovante físico também é válido.

LEIA TAM´BÉM: Covid-19: Grande Vitória sai do risco baixo e migra para o moderado

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV