Putin justificou tudo em um discurso televisionado, afirmando que o ataque era necessário para proteger os civis no leste da Ucrânia, uma alegação falsa que os EUA haviam previsto que ele faria como pretexto para uma invasão
Grandes explosões foram ouvidas antes do amanhecer em Kiev, Kharkiv e Odesa, enquanto os líderes mundiais denunciavam o início de uma invasão russa que poderia causar baixas em massa e derrubar o governo democraticamente eleito da Ucrânia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se dirigiu à nação em Kiev, na Ucrânia. Zelenskyy declarou lei marcial, dizendo que a Rússia atacou a infraestrutura militar do país. Ele pediu aos ucranianos que fiquem em casa e não entrem em pânico.
Veja algumas imagens que marcam a situação de conflito no país ucraniano:
Foto: EMILIO MORENATTI ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO Foto: Vadim Ghirda / Associated Press Foto: Sergei Grits| Associated Press |Estadão Conteúdo Fumaça sobe de uma base de defesa aérea, onde equipamentos militares foram atingidos, após um aparente ataque russo em Mariupol, na Ucrânia, 24 de fevereiro de 2022.Foto: Efrem Lukatsky|Associated Press |Estadão Conteúdo Homem observa um helicóptero russo Ka- 52 após um pouso forçado num campo nos arredores de Kiev, na Ucrânia, 24 de fevereiro de 2022.Foto: Vadim Ghirda | Associated Press |Estadão Conteúdo Militares ucranianos sentados sobre veículos blindados seguem em uma estrada em Kramatorsk, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, 24 de fevereiro de 2022.Foto: Sergei Grits / Associated Press – Estadão Conteúdo Fumaça sobe de uma base de defesa aérea, onde equipamentos militares foram atingidos, após um aparente ataque russo em Mariupol, na Ucrânia, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022. Foto: ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO Reprodução de imagem feita a partir de um vídeo divulgado pelo Serviço de Imprensa Presidencial da Rússia do presidente russo Vladimir Putin se dirigindo à nação em Moscou, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022. Foto: EMILIO MORENATTI ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO Engarrafamentos são vistos quando as pessoas deixam a cidade de Kiev, na Ucrânia, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022.
Foto: ANDREW MARIENKO ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO Pessoas observam fragmentos de equipamento militar na rua após um aparente ataque russo em Kharkiv, na Ucrânia, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022. Foto: EMILIO MORENATTI ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO Policiais inspecionam área após aparente ataque russo em Kiev, na Ucrânia, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022. Foto: ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO Reprodução de imagem de vídeo fornecido pela Assessoria de Imprensa Presidencial Ucraniana do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se dirigindo à nação em Kiev, na Ucrânia, nesta quinta- feira, 24 de fevereiro de 2022. Zelenskyy declarou lei marcial, dizendo que a Rússia atacou a infraestrutura militar do país. Ele pediu aos ucranianos que fiquem em casa e não entrem em pânicoFoto: EMILIO MORENATTI ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO Soldados ucranianos montam guarda enquanto pessoas tentam sair na estação de trem de Kiev, na Ucrânia, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022.