Chuvas de meteoros e cometas: fevereiro terá espetáculos no céu visíveis a olho nu. Veja as datas!
O cometa Leonard, por exemplo, foi o espetáculo do final do ano de 2021, mas ainda é possível observá-lo no espaço
O segundo mês de 2022 promete ser cheio de fenômenos astronômicos e os amantes dos astros podem esperar espetáculos no céu como chuvas de meteoros, cometas e conjunções entre planetas e a Lua.
De acordo com o Gaturamo Observatório Astronômico da UFES (Goa), boa parte desses fenômenos será visível a olho nu. Abaixo, listamos os principais eventos astronômicos deste mês para você se programar.
O cometa Leonard, por exemplo, foi o espetáculo no final do ano de 2021, mas ainda é possível observá-lo no espaço.
Segundo o Goa, o cometa está com magnitude observada próxima de 8ª. Isso significa que ainda é visível por pequenos telescópios ou binóculos. Encontra-se na constelação de Grus (ave tipo o flamingo).
Embora o cometa atinja ponto mais próximo do Sol, chegando a uma distância do de 1,3 unidades astronômicas, estima-se que seu brilho permanecerá na 9ª magnitude durante quase todo mês.
CONJUNÇÃO ENTRE LUA, VÊNUS E MARTE
No penúltimo dia do mês, a Lua, Vênus e Marte se unirão no firmamento. A conjunção Marte, Vênus e Lua pode ser observada nas primeiras horas do dia, ao nascer do sol.
Antes do amanhecer, essa conjunção será visível no Leste, por volta das 4h30.
CHUVA DE METEOROS ALFA-CENTARÍDEAS
Alfa Centaurídeas é uma chuva de meteoros do hemisfério Sul. Por volta de 8 de fevereiro atingirá sua atividade máxima.
Neste dia podem ser observados até 10 meteoros por hora. Seus rastros são rápidos e amarelados e atingem a atmosfera da Terra a uma velocidade de 58,2 km/s.
VÊNUS EM SEU BRILHO MÁXIMO
Depois da lua, Vênus é o objeto mais brilhante no céu noturno. Vênus aparecerá nesta data com uma magnitude aparente de -4,6 e, em seu momento mais brilhante em 2022, o planeta será 19 vezes mais brilhante que Sirius, a estrela mais brilhante do céu.
O brilho máximo de Vênus é devido à sua posição orbital favorável em relação à Terra, o que permite que sua atmosfera altamente reflexiva forneça o brilho intenso visto do nosso planeta.
O melhor horário para vê-lo é no início da manhã, quando ele surgirá no horizonte leste, no mesmo local onde o sol nasce, às 04h40.
MERCÚRIO VISÍVEL EM SEU MAIOR ALONGAMENTO
Neste dia, Mercúrio estará em seu maior alongamento oriental. Isso significa que o planeta estará mais distante da direção do Sol, portanto, mais fácil de observar.
Poderá ser visto a olho nu, e ele se estará próximo do horizonte Oeste após o pôr do sol.