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Moradores de Cariacica estão sem água há quatro dias, após manutenção em rede da Cesan

Outra interrupção de abastecimento, feito pela companhia na segunda-feira, fez com que o hospital Dório Silva, na Serra, suspendesse atendimentos do ambulatório

Foto: Divulgação/ Internet

A interrupção do funcionamento de duas estações da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) tem deixado moradores e até hospitais da Grande Vitória sem águas nos últimos dias. Em Cariacica, há relatos de moradores que estariam com as torneiras secas desde o último sábado (12).

No mesmo dia, a Cesan suspendeu o fornecimento de água para parte de Cariacica, Vitória e Vila Velha. O motivo, segundo a companhia, foi uma manutenção na estação de tratamento de Vale Esperança, em Cariacica, responsável pelo abastecimento dessas cidades.

Em nota, a Cesan informou que o fornecimento de água voltou a ser feito no final da tarde de sábado, com restabelecimento no final da tarde de domingo (13). Mesmo assim, moradores continuaram sem receber água em suas casas.

Foi o caso da autônoma Lailane Souza da Silva, de 26 anos, moradora do bairro Padre Gabriel, em Cariacica. Ela conta que a chuva intensa que atingiu o município, na tarde desta terça-feira, foi o que encheu a caixa d'água de sua casa. 

Mesmo não dando para beber a água, ela tem sido usado ao menos para lavar as louças que se acumulam, além de limpar a residência, onde moram, ao todo, três adultos e três crianças.

O problema se repete em outras casas do bairro. Com galões nas mãos, moradores da região afirmam que têm saído pelas ruas em busca de água. Eles contam que caminhões-pipa foram enviados ao bairro, mas a medida não foi suficiente para resolver o problema.

Em nova nota, divulgada no final da tarde desta terça, a Cesan disse que o abastecimento para o município de Cariacica foi retomado nesta segunda-feira (14) e que o restabelecimento total do sistema leva até 24 horas. A companhia afirmou ainda que o bairro Padre Gabriel está sim recebendo água.

"A orientação para casos onde ainda não foi normalizado o fornecimento de água no imóvel é ligar para o telefone 115, a qualquer hora do dia ou da noite, para que a Cesan envie técnicos ao local. A chamada é gratuita", informou a nota da companhia.

Nível de lama em rio obriga Cesan a fazer nova interrupção de fornecimento de água

Na segunda-feira, a suspensão do funcionamento de outra estação de tratamento da Cesan fez com que mais bairros da Grande Vitória e do interior do estado fossem afetados com a falta d'água. 

Dessa vez, a interrupção aconteceu em uma das maiores estações de tratamento da companhia, localizada na Serra e responsável por abastecer parte da cidade, além da região norte de Vitória e os municípios de Fundão e Aracruz.

Foto: TV Vitória
Segundo a Cesan, aumento da turbidez do Rio Santa Maria tem dificultado o tratamento da água

De acordo com a Cesan, o motivo do desabastecimento foi o aumento da turbidez da água do Rio Santa Maria da Vitória, que é captada para ser tratada nessa estação. 

A companhia informou que as fortes chuvas da última semana, em especial na Região Serrana do estado, alteraram a qualidade da água do rio e que o grande volume de lama impediu o tratamento da água.

Ainda segundo a Cesan, a distribuição de água voltou a ser feita na noite de segunda-feira. No entanto, a companhia alega que as condições do rio ainda estão dificultando o processo de tratamento. 

"É importante fazer uso responsável da água e manter água reservada para consumo mínimo de 24 horas", informou a Cesan, em nota.

O problema afetou o funcionamento do hospital Dório Silva, na Serra. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), os atendimento ambulatoriais eletivos foram suspensos na unidade e serão reagendados. Ainda de acordo com a Sesa, caminhões-pipa estão fornecendo água para o hospital.

Água com coloração alterada

De acordo com a Cesan, na paralisação das duas estações de tratamento foi necessário fazer a lavagem das redes de distribuição antes da retomada do fornecimento de água. Isso, segundo a companhia, pode levar ao carreamento de materiais sedimentados nas tubulações. 

A Cesan informou que as limpezas já foram concluídas, mas alertou para a possibilidade de que a água chegue com a coloração modificada em alguns imóveis. "Apesar de não oferecer risco à saúde, não é recomendado o consumo humano, a orientação é descartar", destacou a companhia.

Eventual solicitação de ressarcimento e/ou revisão da conta de água podem ser feitas na Agência de Atendimento ao Cliente da Cesan mais próxima do imóvel ou pelo site www.cesan.com.br. Nesse caso, basta clicar em Agência Virtual, preencher os formulários de acordo com a solicitação e enviar os documentos solicitados. 

De acordo com a Cesan, registros em imagem e vídeo, além de notas fiscais, são importantes para a análise do pedido. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115. A chamada é gratuita e o atendimento é feito 24 horas por dia.

Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV 

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