Na tarde desta quinta-feira (17), o nível do Rio Doce recuou e atingiu a marca de 3,93 metros, de acordo com a Defesa Civil Municipal de Linhares. Ou seja, 48 centímetros, acima da cota de inundação de 3,45 metros. A tendência é que o volume continue baixando nas próximas horas.
Apesar da queda no nível do rio, 10 famílias do bairro Olaria continuam acolhidas no ginásio poliesportivo do bairro Conceição, por medida de precaução da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Outras três famílias do bairro Interlagos também estão no abrigo devido às fortes chuvas dos últimos dias.
Ao todo são 36 pessoas, sendo 25 adultos e 11 crianças. No local, recebem assistência e atendimento em saúde e psicológico, além de alimentação e produtos de higiene pessoal.
De acordo com a secretaria, na manhã desta quinta-feira (17) uma família composta por três pessoas da comunidade Olaria retornou para casa. A previsão é que as outras famílias comecem a retornar para suas residências a partir do próximo sábado (19).
A estrada principal que dá acesso a Povoação, via Beira Rio, continua interditada.
Plantão 24 horas
A Defesa Civil Municipal continua em alerta e mantém o esquema de plantão 24 horas para atender ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações.
A população pode acionar o órgão pelo telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Cenário de destruição: após fortes chuvas, lama toma conta das ruas de Alegre
>> Com Rio Doce acima da cota de inundação, Linhares registra maior volume de chuva no ES