Zona de Convergência vai provocar mais chuva forte no ES nos próximos dias
Nos primeiros dias de atuação, a ZCAS deve provocar chuva volumosa no Espírito Santo, mas no fim de semana, a chuva tende a diminuir
Os próximos dias devem ser de mais chuva no Espírito Santo, provocada por uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo a Climatempo, um novo corredor de umidade irá se formar e favorecer a ocorrência de bastante chuva em áreas que incluem o Estado.
A atuação da Zona de Convergência está prevista entre a quinta-feira (17) e domingo (20). Nos primeiros dias de atuação, a ZCAS deve provocar chuva volumosa no Espírito Santo, mas no fim de semana, a chuva tende a diminuir.
Além do Espírito Santo, regiões como Minas Gerais, interior e litoral norte do Rio De Janeiro, devem registrar grandes volumes de chuva neste período. O tempo segue carregado e com bastante chuva entre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sudoeste da Bahia, Rondônia, Tocantins e Amazonas.
Leia também: Com Rio Doce acima da cota de inundação, Linhares registra maior volume de chuva no ES
A Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Só neste verão, estação que começou em 21 de dezembro de 2021, já houve registro de cinco episódios de ZCAS sobre o Brasil. Com esta nova prevista a partir de quinta (17), serão 6 episódios em um curto período.
Previsão do tempo
Segundo o Incaper, nesta quarta-feira o tempo segue instável no Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e a combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, em todo o Estado.
Na quinta-feira (17), o tempo segue instável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove, de forma esparsa, em todo o Estado. As temperaturas decaem em todas as regiões.
Já para a sexta-feira (18), o tempo continua instável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove de forma esparsa em todo o Estado e o vento sopra com moderada intensidade no litoral sul e na Grande Vitória.
Leia também: Temporal atinge Grande Vitória e ruas ficam debaixo d'água
18 cidades em alerta para deslizamentos e alagamentos
As chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias deixaram em alerta pelo menos 18 cidades capixabas, para o risco de enchentes e de deslizamentos de terra. O alerta foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta quarta-feira (16), cinco municípios do Espírito Santo receberam um alerta de nível alto para a ocorrência de enchentes. São eles: Linhares, Colatina, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte e Rio Bananal.
Os três primeiros sofrem com a ameaça de cheia do Rio Doce, cujo nível extrapolou a cota de inundação nos últimos dias. No entanto, o nível do rio baixou e está acima da cota de inundação apenas em Linhares.
Com risco moderado para a ocorrência de deslizamentos de terra estão as cidades de: Apiacá, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Alegre, Jerônimo Monteiro, Rio Bananal e Montanha.
Ao todo, pelo menos 61 pessoas estão fora de casa, no Espírito Santo, por causa da chuva. Desse total, 34 estão desabrigadas — vivendo em abrigos das prefeituras — e outras 27 desalojadas — na casa de familiares ou amigos.