Após o final do ano marcado por fortes chuvas na Grande Vitória, os banhistas querem aproveitar os dias de sol que antecedem o período do Carnaval. O período é convidativo para um banho de mar, principalmente no município da Serra, entretanto, turistas e moradores da cidade devem ficar atentos para os pontos que estão impróprios.
A Secretaria do Meio Ambiente do município informou que, com base na balneabilidade desta quinta-feira (2), dos 26 pontos monitorados, 15 pontos estão próprios para banho na Serra e 11 impróprios.
A avaliação é feita semanalmente, por meio da coleta de amostras de água nos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.
Confira a lista de pontos impróprios para banho
– Córrego Maringa;
– Reis Magos;
– Nova Almeida I;
– Lagoa de Carapebus;
– Jacaraípe II (Barrote);
– Jacaraípe III;
– Carapebus II;
– Carapebus I;
– Jacaraípe VII (Castelândia);
– Foz do Córrego Laripe (praia);
– Foz do Irema (praia).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com os resultados, a Prefeitura da Serra destaca que, considerando os fatores que influenciam no resultado da balneabilidade e os riscos à saúde que envolvem o contato com águas impróprias é recomendável:
– Não tomar banho nas águas das praias classificadas como impróprias;
– Evitar o contato com rios e córregos que desaguam nas praias;
– Evitar locais próximos a foz de rios e córregos após chuvas fortes;
– Evitar a ingestão de água do mar, com atenção redobrada com crianças e idosos;
Os resultados das condições da balneabilidade podem ser acompanhados através de placas de sinalização instaladas nos pontos de coleta de água.
LEIA TAMBÉM: Novidade na Capital: Vitória terá novo parque na Praia de Camburi