Geral

Empresário do ES compra cachorro robô por R$ 65 mil para ser seu pet

Cyber foi lançado em 2022, na China. Ele caminha, dá a patinha, pula e chama a atenção por onde passa. Os motores foram desenvolvidos pela Xiaomi

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução Folha Vitória

A cena até poderia ser comum: um homem levando seu cachorro para passear pelas ruas da Grande Vitória. Entretanto, o que chama atenção é o fato que o cão é um robô apelidado de Cyber, que caminha, dá a patinha, pula e chama muita atenção por onde passa. 

O robô foi lançado no ano passado na China e custa em média R$ 65 mil. Os motores foram desenvolvidos pela Xiaomi e prometem agilidade ao executar ações, velocidade e variedade de movimentos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Cyber veio parar no Espírito Santo e é o mais novo dispositivo de estimação do dono de uma startup e empresário, Vitor Calvi. Segundo a fabricante, existem apenas mil iguais a este no mundo. 

O empresário já teve outros robôs e conta que é apaixonado por tecnologia desde os 10 anos. "Comecei a gostar de tecnologia muito cedo, meu pai trazia peças dos Estados Unidos, entendia a lógica e acabava criando os objetos", destacou. 

Além disso, Vitor sempre gostou de animais, entretanto, por morar em apartamentos, é inviável a criação de um cachorro de porte grande.

"Ele é altamente tecnológico, fora do Brasil ele também é uma novidade, um protótipo e depende da comunidade de desenvolvedores para continuar desenvolvendo e aprimorando os componentes presentes", destacou o empresário.  

Atualmente, Cyber executa apenas algumas tarefas básicas. Entretanto, futuramente, ele pode ser adestrado por Vitor, acrescentando novos componentes, comandos e ações dentro da máquina tecnológica. 

"A gente desenvolve junto com a Findes, pensei em colocar a tecnologia da nossa startup nele, que seria reconhecer expressões e emoções humanas, além de aprender os comandos em português", afirma.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO Golfinhos são vistos próximos à orla da Praia da Costa  

Pontos moeda