Geral

Alerta, chuva e vento forte: veja qual é a previsão do tempo para o ES até sexta (16)

Queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas também são um risco nos próximos dias

Foto: Freepik

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas até sexta-feira (16) para o Espírito Santo. Todo Estado deve se preparar para pancadas nos próximos dias. 

Para as regiões do Norte do Estado, o alerta emitido foi o amarelo, de perigo em potencial.

Confira as regiões:

– Conceição da Barra

– Ecoporanga

– Montanha 

– Mucurici

– Pedro Canário

– Pinheiros

– Ponto Belo

– São Mateus

São esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e até 50 milímetros por dia. Além do temporal, os ventos intensos podem variar de 40 a 60 km por hora.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O alerta laranja, de perigo, é válido para todo Espírito Santo. As chuvas podem chegar a 30 e 60 milímetros por hora e 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km por hora. 

LEIA TAMBÉM: Horóscopo do dia: veja a previsão para todos os signos de hoje (15/2)

Além das chuvas intensas e a queda da temperatura, há risco de alagamento, corte de energia, queda de galhos e árvores e descargas elétricas.

SÁLVIA É BOM PARA SAÚDE? VEJA PARA QUE SERVE, BENEFÍCIOS E COMO FAZER CHÁ

Foto: Jannoon028/Freepik

A sálvia é muito consumida no dia a dia dos brasileiros. Essa erva-sagrada do Oriente Médio pode ser consumida de várias maneiras, como o chá preparado com as folhas da planta. As informações são do GZH.

Segundo a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PIPMF), documento da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES), a sálvia é uma planta baixa, de até 60 centímetros de altura.

LEIA TAMBÉM: “Purgante natural”: veja para que serve folha de receita de chá diurético que emagrece

As plantas medicinais são comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. No entanto, mesmo sendo considerados naturais, os chás podem apresentar riscos à saúde do consumidor.

PARA QUE SERVE O CHÁ DE SÁLVIA

O chá de sálvia é reconhecido por suas propriedades antidispépticas, ou seja, a capacidade de aliviar a dispesia, que se manifesta como dor ou desconforto na região superior do abdome. Essa condição pode incluir sensações de indigestão, gases ou saciedade precoce, sendo muitas vezes um problema recorrente.

Além disso, a sálvia é anti-inflamatória e pode atuar como um antisséptico para a cavidade oral. O uso externo ou bochechos com ela podem ajudar a reduzir processos inflamatórios e manter a higiene da boca, incluindo as bochechas, lábios e gengivas.

LEIA TAMBÉM: Receita: suco detox de maca peruana seca barriga e emagrece até 1 kg por dia

A erva é frequentemente utilizada para tratar picadas de insetos, infecções de pele, aftas e mau hálito.

As plantas medicinais são utilizadas para ajudar no alívio de sintomas ou problemas de saúde específicos. No entanto, os chás não devem ser vistos como uma solução milagrosa. Se os sintomas persistirem, é fundamental buscar orientação médica para investigar a causa e explorar outras opções de tratamento.

COMO FAZER O CHÁ DE SÁLVIA

1. Separar uma colher de sobremesa (10ml/2g) de folhas secas;

2. Preparar a infusão em 150ml de água quente;

3. Beber logo após o preparo, de duas a três vezes por dia, após as refeições;

4. Para uso externo, o recomendado é aplicar o infuso com algodão sobre o local afetado, três vezes ao dia, ou fazer bochechos e gargarejos de uma a duas vezes ao dia.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana Repórter
Repórter
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Atua como repórter do Núcleo SEO da Rede Vitória no Folha Vitória.